A Nacao

Ministério de Educação desdramati­za

-

Confrontad­a por este semanário, a Delegação de Educação em São Vicente, através de Maria Helena Andrade, afirmou já ter conhecimen­to do caso, mas alega não ter recebido, ainda, qualquer documento oficial sobre o assunto. Admite, se necessário, retomar o assunto tão logo quanto possível.

A nível da Direcção Nacional de Educação, na capital, a sua responsáve­l, Eleonora Sousa, disse ao A NAÇÃO não saber o que de facto aconteceu com os testes de São Vicente, salientand­o que este ano, devido à pandemia, as provas de recurso não foram nacionais e sim “concelhios”, ou seja, de acordo com o grau de cumpriment­o dos conteúdos em cada concelho.

“Sabendo que as escolas não trabalhara­m os mesmos conteúdos, e, consequent­emente, nem todos estavam no mesmo nível, foi solicitado aos concelhos, primeiro, para indicarem quais foram os conteúdos leccionado­s e, depois, foram solicitada­s propostas de provas; nos concelhos onde constatamo­s que, depois da avaliação da DNE, o cumpriment­o de matéria foi igual, validamos as provas enviadas, mediante uma harmonizaç­ão, e as distribuím­os pelos concelhos” elucidou.

Eleonora Sousa avançou que esta situação não é nova, isto é, já aconteceu outras vezes, e que os professore­s e as escolas já conhecem os critérios e procedimen­tos neste tipo de cenário que devem ser adotados, independen­temente da pandemia.

“Quando é identifica­da em uma prova que há conteúdo que não foi trabalhado, a cotização da pergunta onde o mesmo foi detectado é distribuíd­a pelas outras questões, de forma a que o aluno não fique prejudicad­o. No entanto, se houver uma prova onde 50% das questões não foram trabalhada­s, o exame é anulado e será aplicada outra prova aos alunos, sem prejuízo para a sua avaliação”, disse.

“O que os professore­s ou a escola devem fazer nestes casos é informar a DNE para que medidas sejam tomadas de forma atempada”, continuou.

A diretora nacional da Educação garantiu ainda que, ao seu nível, já se está a proceder ao levantamen­to dos materiais, de forma a verificar o que está em causa, se é uma ou duas perguntas, ou então 50% das questões. Afirmou ainda que todos os conteúdos trabalhado­s e as propostas enviadas pelos concelhos vão ser tidos em conta na avaliação final. SR

 ??  ?? Eleonora Sousa
Eleonora Sousa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde