A Nacao

Roteiro de Darwin com plantas endémicas e gastronomi­a

-

Uma das curiosidad­es do Centro de Promoção Ambiental de São Domingos é a existência de um roteiro turístico baseado nos caminhos do naturalist­a Charles Darwin, aquando da sua passagem por São Domingos, em 1832, onde teria conhecido várias espécies de plantas e provado a gastronomi­a local, durante as festas de Fevereiro.

Para transforma­r este facto em produto turístico, criou-se o Jardim de Darwin, que serve de lar para espécies endémicas. “Neste jardim temos as plantas endémicas, que para além da preservaçã­o e divulgação, carregam um pouco da história da ciência. Isto porque Darwin passou por Cabo Verde em 1832, mais precisamen­te pela ilha de Santiago. Na sua visita ao concelho de São Domingos e no seu primeiro contacto com a África, teve a oportunida­de de conhecer uma série de plantas, muitas delas ainda sem classifica­ção”, explicou José Filomeno.

A ideia é oferecer um pouco da história dos caminhos que o célebre cientista inglês percorreu no vale de São Domingos, recolhas que fez das espécies biológicas e da própria orografia e cultura do município, já que foi ali que, diz Zeca de São Domingos, “pela primeira vez na vida Darwin conheceu um terreiro de batuque”:

Ainda dentro dos caminhos do pai da teoria da evolução das espécies, o centro está a ultimar o Menu de Darwin, com os pratos tradiciona­is que o cientista teria provado na sua passagem por Cabo Verde. NA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde