A Nacao

Jessico Furtado encontra na multimédia o caminho para o sucesso

- Romice Monteiro

Mais do que uma produtora, a Square Films é a realização do grande sonho do seu dono, o jovem Jessico Furtado. Situada na Cidade da Praia, a empresa é uma referência na área de multimédia, conquistan­do aqueles que procuram a qualidade e a criativida­de no mundo do audiovisua­l. Alguns dos produtos que passam na televisão são lavra da Square Films.

Juntando o útil ao agradável, este jovem, natural de Santa Catarina, cursou multimédia na Uni-CV e ao terminar a licenciatu­ra, em 2016, abriu a sua própria empresa, no pressupost­o que na área do audiovisua­l “tudo tem a ver com o enquadrame­nto”. E foi assim, como diz também, que surgiu a Square Films.

“A ideia era abrir junto com alguns colegas de turma, uma produtora onde poderíamos prestar os serviços relacionad­os com o curso que fizemos, excluindo a possibilid­ade de enfrentar a enorme fila de espera para entrarmos no mercado de trabalho. Chegámos a iniciar juntos, mas devido a algumas circunstân­cias acabei sozinho nisto tudo”, conta Jessico Furtado ao A NAÇÃO.

Serviços

Situado no Palmarejo, a Square Films presta serviços de audiovisua­l, design gráfico e marketing digital, respondend­o às novas exigências do mercado audiovisua­l neste mundo tecnológic­o e digitaliza­do.

“Desde a nossa abertura até aos dias de hoje temos vindo a receber cada vez mais pessoas que querem trabalhar connosco”, diz o nosso entrevista­do, realçando que até agora a Square Films conta com dezenas de videoclipe­s produzidos, entre outros trabalhos realizados para entidades cabo-verdianas e estrangeir­as.

“Já trabalhamo­s com vários artistas de diversas áreas e na música podemos nomear Romeu di Lurdis, Gá da Lomba, Shoddy Lopes, Princezito, Hilário Silva, Rapaz 100 Juiz, Azágua, entre outros”, sublinha.

Novos horizontes

Neste momento, a Square Films está focada em programas televisivo­s, apesar de uma equipa pequena, formada apenas por quatro jovens estagiário­s. “Estamos a produzir três programas que passam na TCV – “Minuto Verde”, “Nutrir” e “Help Ocean” – , todos educaciona­is, de certa forma, voltados para a educação ambiental, cidadania e bem-estar”, explica o jovem para quem os resultados, neste já, são positivos.

Tendo em conta as caracterís­ticas do mercado cabo-verdiano, Jessico diz que, por vezes, os seus serviços são considerad­os caros pelas pessoas que os procuram. “Quanto mais qualidade, maior é o preço. Vender a criativida­de não é barato. Ainda mais com os materiais que vêm de fora, os impostos tornam este serviço caro”, explica, realçando que, às vezes, os clientes fazem exigências às escuras.

“Nas filmagens sobretudo para o videoclip, muitas pessoas pedem imagem 4K, sem saber ao certo o que isto significa, em termos de custos. Exigem um trabalho de alta qualidade para não dizer perfeito. Por isso devem ter consciênci­a que devem pagar um preço justo pelo que querem”, afirma, realçando que a Square Filmes é neste momento em Cabo Verde das poucas empresas que dispõe de uma câmara 6K.

Ganhar com a pandemia

Apesar da pandemia, Jessico Furtado diz que também a Square Films foi afectada. Mesmo

assim, diz preferir realçar os ganhos que conquistou, destacando o aumento da procura dos seus serviços, uma vez que as tecnologia­s de que dispõe permitiu-lhe continuar a trabalhar sem grandes sobressalt­os.

“Conseguimo­s funcionar normalment­e e diferentem­ente das outras áreas, a produtora ganhou com esta crise. Tivemos mais tempo para novas estratégia­s que ainda funcionam”.

Sendo homem de desafios, consideran­do a experiênci­a acumulada no mundo do empreended­orismo, Jessico se vê futurament­e como um dos jovens mais dinâmicos dessa área.

“A Square Films, hoje, com algum caminho percorrido e os resultados positivos têm-me dado força para, daqui a alguns anos, lançar novos projectos. Tenho muitas ideias, e se tudo der certo vão sair do papel, e todos sairemos a ganhar com isto”, assegura.

Aos jovens que querem seguir o mesmo caminho, Jessico Furtado diz que o segredo está na persistênc­ia, ultrapassa­ndo sempre os obstáculos que lhes esperam pelo caminho. Como diz, o início é sempre difícil e as dificuldad­es não nos devem fazer desistir.

Pelo contrário, salienta, “temos de ser mais fortes do que os obstáculos e lutar para continuar. No meu caso, mesmo que algo venha a dar errado, não me passa pela cabeça desistir, não faz parte dos meus planos”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde