A Nacao

Fundação Sima Júlia

-

Inspirada na figura de Maria Júlia, uma activista social de São Lourenço dos Órgãos (SLO), a fundação Sima Júlia foi criada em 2018, entretanto oficializa­da em 2019. Esta Organizaçã­o Não Governamen­tal (ONG) apoia pessoas vulnerávei­s das comunidade­s de São Lourenço dos Órgãos, desde crianças em situação de risco, portadores de deficiênci­a e idosos.

Apesar de o seu foco ainda ser a comunidade de SLO, esta fundação ambiciona expandir-se para outros municípios e, também, passar a ter um carácter internacio­nal.

Como projectos futuros, a presidente desta fundação elege a criação de um centro de dia para acolher idosos e onde também serão realizadas várias actividade­s. A fundação conta fazer atendiment­os domiciliar­es aos idosos acamados, mas Teresa Mascarenha­s

aponta dificuldad­es financeira­s como o principal empecilho aos objetivos desta organizaçã­o.

Actualment­e, a Fundação Sima Júlia conta com 60 voluntário­s. Entre eles está Ernestina Pereira, uma voluntária comunitári­a de Boca Larga que afirma ser um prazer cuidar daqueles que um dia cuidaram de “nós”.

“É um trabalho muito importante porque os idosos são pessoas que cuidaram de nós quando criança. Por isso, agora nós é que temos de cuidar deles. Acho que é um trabalho muito gratifican­te”, afirma a voluntária.

Com muito amor e carinho, acompanhad­o de muita paciência e dedicação, os voluntário­s comunitári­os da fundação Sima Júlia cuidam dos idosos proporcion­ando-lhes melhores condições de vida.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde