A Nacao

“A Praia dos Amores Clandestin­os” é a nova obra de Eurídice Monteiro

- Romice Monteiro

“A Praia dos Amores Clandestin­os» é o mais novo livro da escritora Eurídice Monteiro. A obra é apresentad­a esta quinta-feira,17, no auditório da Biblioteca Nacional da cidade da Praia. O livro integra o segundo volume da sua trilogia de romances, sendo que a primeira foi “A Ponte de Kayetona”, publicada em 2016.

Editada pela Livraria Pedro Cardoso, este romance retrata, segundo a sua autora, uma pequena aldeia portuária do interior de Santiago, narrando histórias de amor e desamor, com personagen­s típicas do povo da ilha.

Em entrevista ao A NAÇÃO, Eurídice Monteiro avançou que “A Praia dos Amores Clandestin­os” não tem um público-alvo definido, sendo uma narrativa para todos os amantes da leitura.

“É um romance para todas as idades e cheio de humor. É uma espécie de narrativa memorialís­tica de um tempo que já passou e que pertenceu aos nossos ancestrais”, revela a autora.

Para além do lançamento desta quinta-feira, na Praia, a escritora quer levar o livro a outros cantos do país. “Estão previstos mais dois lançamento­s: terça-feira, 22 de Junho, 17h00, Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto Novo (Santo Antão), no quadro das festas do município e uma sessão de leitura do romance em Mindelo (em São Vicente), sábado, 26 de Junho, 11h00, no Pátio Morguine, enquadrado no programa ‘Ler para Ser’. Haverá outras sessões de lançamento e de leitura ainda por agendar”, sublinha.

Tendo em conta que “A Praia dos Amores Clandestin­os” faz parte de uma trilogia de romances, sendo que a primeira foi “A Ponte de Kayetona”, publicada em 2016, a escritura avança conta, daqui a “alguns anos” apresentar o terceiro volume.

O lançamento da “A Praia dos Amores Clandestin­os” está agendado para esta quinta-feira,17, às 18 horas, na Biblioteca Nacional, a cargo da jornalista Evelise Carvalho e do professor Adilson Semedo.

Eurídice Furtado Monteiro é natural do concelho de São Miguel, interior de Santiago. Doutorada pela Universida­de de Coimbra, foi Presidente da Associação Internacio­nal de Ciências Sociais e Humanas, em Língua Portuguesa, e de entre outras funções é escritora e professora universitá­ria.

Para além de artigos científico­s em revistas especializ­adas e em coletâneas, é autora dos livros “Mulheres, Democracia e Desafios Pós-coloniais:

Uma Análise da Participaç­ão Política das Mulheres em Cabo Verde” lançada em 2009, “Entre os Senhores das Ilhas e as Descontent­es: Identidade, Classe e Género na Estruturaç­ão do Campo Político em Cabo Verde” entre 2014 e 2015.

Em 2016, publicou “A Ponte de Kayetona”, o primeiro volume de uma trilogia de romance. Retoma a edição da sua trilogia, apresentan­do agora este que é o segundo volume: “A Praia dos Amores Clandestin­os”.

 ??  ?? Sobre a autora
Sobre a autora
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde