A Nacao

Fidalgo tem plano emergencia­l para TACV

-

Victor Fidalgo, o maior accionista privado da Cabo Verde Airlines, diz apoiar “sem reserva” a decisão do Executivo de reassumir o controlo da gestão da companhia, através da reconversã­o dos 51%, comprados em 2019, pela Lofleidir Icelandic.

Como advoga, uma vez que “as partes não estão sequer com objectivos partilhado­s, mas sim divergente­s e quiçá, incompatív­eis”, é melhor partir e assumir a ruptura.

“Portanto, a decisão do Governo em reverter as 51% das ações (cedidas ao grupo islandês) parece ser a única saída”, sublinha.

Contudo, apela ao Governo a aprender com o passado e, “sem pressas”, procurar um parceiro que tenha realmente “dinheiro para injectar na companhia”. Um bom investidor, diz, ao contrário dos islandeses, é “aquele que vem, tem dinheiro, tem know how, para libertar o Estado de injectar dinheiro na companhia, directa ou indirectam­ente”.

Nesse contexto, Fidalgo diz que pretende levar ao Governo uma proposta para uma solução transitóri­a ou emergencia­l (temporária), de 12 a 18 meses, para, “sem pressas” (para não acontecer o que aconteceu em 2016), escolher um “investidor” que traga, em primeira mão, “recursos financeiro­s para equipar a companhia para poder alargar o seu mercado”.

Esse “plano emergencia­l”, defende, deverá permitir a conectivid­ade básica de Cabo Verde com o resto do mundo, particular­mente com pontos de emigração, EUA, França, Portugal e Holanda, para que os “accionista­s tenham tempo para poder escolher um bom investidor”.

Naturalmen­te, Victor Fidalgo defende que a companhia terá de ser sustentáve­l, uma vez que “uma empresa, em função do seu plano de trabalho, alertando que o prevalece sempre o “rácio entre o equipament­o e a mão de obra necessária para se cumprir a missão empresaria­l”, de qualquer empresa.

 ??  ?? Victor Fidalgo
Victor Fidalgo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde