A Nacao

“Kola Son Jon Lux” divulga São João de Santo Antão no Luxemburgo

Motivados pela paixão pela festa de São João Baptista realizada no Porto Novo, Santo Antão, cabo-verdianos radicados no Luxemburgo criaram o “Kola Son Jon Lux”. Um grupo para divulgar essa forma de expressão do folclore cabo-verdiano, que conta com muitos

- Ricénio Lima

Criado em 2018, integrado por 25 elementos, o “Kola Son Jon Lux” tem-se revelado uma rede de divulgação da cultura cabo-verdiana na diáspora, em especial na Europa. As festas de São João Baptista merecem atenção especial desse grupo, que assinala a data, a rigor, no Luxemburgo.

Desde a sua criação, o grupo tem-se apresentad­o em algumas partes daquele grão-ducado e arredores e, actualment­e, não obstante a pandemia, tem programada­s algumas apresentaç­ões do Kola Son Jon por esse país europeu.

As apresentaç­ões têm direito a todos os elementos da festa de São João, do tambor aos trajes tradiciona­is, da gastronomi­a ao barco, entre outros elementos desta manifestaç­ão cultural que, segundo Sara Santos, organizado­ra do grupo, tem encantado os luxemburgu­eses e não só.

O grupo, entretanto, nunca esteve em Cabo Verde, apesar dos convites, assim como alguns dos membros que deixaram o país ainda criança. É o caso da própria Sara Santos que está no exterior desde os sete anos e desde então nunca mais presenciou a festa de São João feita em Santo Antão.

Contudo, apesar da distância, segundo diz, a cultura sempre se manteve viva e a paixão pela manifestaç­ão popular apenas aumenta. “Sonho com o momento de viver, de perto, a adrenalina do São João do Porto Novo. Sinto-me feliz de estar a manter a tradição, mesmo fora do país, com a organizaçã­o do grupo ‘Kola Son Jon Lux’ e transmitir para os mais novos a cultura e divulgar a cultura de Cabo Verde no mundo”, confessa ao A NAÇÃO.

Para 2022 o “Kola Son Jon Lux” já tem mais um convite da edilidade portonoven­se para se apresentar nas festividad­es de São João Baptista, esperando que a pandemia esteja controlada e que a festa volte com toda a riqueza de detalhes e espontanei­dade que lhe valeu o título de património cultural imaterial nacional.

Nhu Santos “mensageiro” da tradição santantone­nse

Apesar de não se intitular músico, o artista santantone­nse Nhu Santos, que vive no Luxemburgo e integra o “Kola Son Jon Lux”, tem no mercado um novo single sobre a festa de São João Baptista. Depois de “Son Jon Revoltiod” em 2018, o artista traz “Son Jon Nos Tradison” para assinalar o São João 2021.

Nhu Santos diz-se um mensageiro da tradição santantone­nse em que, através da música, expõe a cultura e vivência da ilha de Santo Antão.

A história de São João Baptista, a tradição oral e a gastronomi­a da ilha ganham destaque nas produções do embaixador da cultura, sem deixar de lado as homenagens às figuras de destaque do São João em Porto Novo e nem a variante da ilha que faz questão de ser genuíno.

O artista está impression­ado com a aceitação do público ao mais novo trabalho e revela-se surpreso com o feedback que tem tido.

Para já, em Julho, pretende lançar o primeiro CD, intitulado de “Mãe”, composto por sete faixas, dois dos quais sobre São João e outros ritmos tradiciona­is de Santo Antão.

Nhu está no momento no Porto Novo de férias e a promover o trabalho, mas devido a pandemia, as festividad­es do santo padroeiro do concelho estão condiciona­das e consequent­emente a apresentaç­ão da nova música do cantor.

 ??  ??
 ??  ?? Nhu Santos
Carla Santos
Nhu Santos Carla Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde