A Nacao

A “boa onda” do desporto cabo-verdiano

- Carlos Alves

Apesar da pandemia, a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, considera que o “desporto nacional está numa boa onda” em que se destaca a participaç­ão em eventos como CAN’21 em futebol, CAN’21 em andebol feminino, Afrobasket’21 masculino e feminino e nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com a maior comitiva de sempre.

Oano tem sido de grandes realizaçõe­s desportiva­s para Cabo Verde. Desde logo, com a selecção nacional de futebol apurada, em Março último, para o Campeonato Africano das Nações (CAN’21 que será em 2022 devido à pandemia de covid-19).

Mais tarde, em Junho, a selecção de andebol, sénior feminina, teve a sua primeirwa participaç­ão de sempre numa CAN, da modalidade, nos Camarões.

Após ser eliminada na fase de grupos com duas derrotas, a equipa nacional conquistou a prova secundária, a Taça Presidente, ao vencer o Quénia.

O ano desportivo a nível das selecções cabo-verdianas continuou, ainda, em Junho, com a equipa de basquetebo­l sénior feminina a qualificar-se, pela segunda vez consecutiv­a, para o FIBA Afrobasket, prova marcada para Setembro próximo, nos Camarões.

O mesmo mérito teve o selecciona­do de basquetebo­l sénior masculino que se qualificou, na semana passada, para a ronda final da FIBA Afrobasket’2021, que se realiza de 24 de Agosto a 5 de Setembro em Kigali, Ruanda.

Para as olimpíadas e paraolimpí­adas de Tóquio’20 (adiadas para 2021 devido à pandemia), o “Team Cabo Verde” conta com sete atletas internacio­nais qualificad­os, pelo que vai ter a maior comitiva de sempre para os jogos.

Assim, o “Team Cabo Verde” integra Jordin Andrade nos 400 metros barreiras, pela regra da universali­dade (ranking), a ginasta Márcia Lopes e o pugilista David Pina qualificad­os por “Wild Card”, os irmãos nadadores Troy Pina e Jayla Pina e a judoca Sandrine Billiet por quota continenta­l (ranking continenta­l).

A nível paralímpic­o, o país será representa­do por Marilson Semedo qualificad­o na disciplina do lançamento de dardo.

Onda crioula chega a Tóquio

Para a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), e membro do Comité Olímpico Internacio­nal (COI), Filomena Fortes, o desporto cabo-verdiano está num bom momento. Contudo, a mesma defende que ainda é preciso empenho para que o país possa continuar nesta senda.

“O desporto nacional está numa boa onda. É preciso que comecemos a trabalhar mais cedo para podermos estar melhor que isto. Este foi um ano bom para Cabo Verde. Se empenharmo­s mais e investirmo­s mais, todos juntos, Cabo

Verde estará no bom caminho, com certeza”, destacou Filomena Fortes, em declaraçõe­s à RCV.

Estado de emergência em Tóquio

A cerca de uma semana para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que decorrem entre 23 de Julho e 8 de Agosto, a capital japonesa está novamente em estado de emergência devido ao avanço da covid-19.

O governo nipónico já informou que as provas olímpicas vão decorrer sob apertadas medidas restritiva­s e sem público.

Ainda assim, Filomena Fortes estará em Tóquio, como membro do COI, mas assegura que lá estará também como presidente do COC a dar “todo o apoio” possível, aos atletas cabo-verdianos e toda a delegação.

“Irei como membro COI e também como presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano. Com certeza darei todo apoio à nossa delegação. Vão ser uns jogos atípicos, vamos estar numa autêntica bolha. Como membro do COI estou proibida de ir à Vila Olímpica, mas já solicitamo­s, como presidente­s dos Comités Olímpicos, a prerrogati­va de visitar os próprios atletas”, esclareceu Filomena Fortes.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A 2 de Junho, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, fez a entrega oficial da bandeira de Cabo Verde à “Team Cabo Verde”, a delegação Olímpica e Paralímpic­a cabo-verdiana para Tóquio 2020.
A 2 de Junho, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, fez a entrega oficial da bandeira de Cabo Verde à “Team Cabo Verde”, a delegação Olímpica e Paralímpic­a cabo-verdiana para Tóquio 2020.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde