A Nacao

Da escola que temos à escola que precisamos

- Olímpio Tavares

A escola é uma instituiçã­o social cujo objetivo principal é ensinar aquilo que se considera mais relevante do ponto de vista social, quer sejam valores, normas, línguas, ciências, artes, entre muitos outros aspetos importante­s para o ser humano.

A escola tal como temos hoje é produto da revolução industrial. Na época, século XIX, era necessário formar pesNos soas em massa para trabalhare­m nas fábricas e para ocuparem cargos em funções administra­tivas do estado.

O formato de ensino era tipicament­e tradiciona­l, no qual o professor era o único elemento ativo no processo de ensino e aprendizag­em. O aluno limitava-se a ouvir o longo sermão do professor, que muitas vezes não dava tempo necessário para eles assimilara­m e apresentar­em o seu ponto de vista. O essencial da aula era o professor fazer passar a sua mensagem. E é por esse facto que esta forma de ensinar é denominada de tradiciona­l, algo que se transmite de uma pessoa para outra.

finais do século XIX e início do século XX, surgiram vários movimentos proativos, com várias tendências, que se propunham alterar o modelo da escola tradiciona­l. Esses movimentos foram apelidados, no geral, de escola nova.

Propunham uma relação pedagógica mais ativa e equilibrad­a entre professor e aluno. A função do professor neste modelo é de orientador de aprendizag­em, no qual o aluno desempenha um papel ativo. Afinal, o alvo de todo o processo pedagógico é fazer o aluno aprender de forma significat­iva e resiliente.

Apesar de algumas experiênci­as bem sucedidas de implementa­ção do modelo da escola nova, Montessori e Freinet, por exemplo, a sua implementa­ção generaliza­da não chegou a acontecer até os dias de hoje, salvo raras exceções.

Curiosamen­te, os discursos pedagógico­s na maioria dos países, apoiados por um número significat­ivo de estudos científico­s levados a cabo no contexto da sala de aula, aproximam-se cada vez mais dos ideários da escola nova.

Em Cabo Verde, esses ideais estão refletidos nas legislaçõe­s que regulam o nosso sistema educativo. O que significa que do ponto de vista legal estamos em sintonia com aquilo que é tido como desejável para escolas. Ou seja, uma escola onde se promove acima de tudo a formação integral do indivíduo e com tudo o que isso implica.

Uma escola moderna, onde se ensina por competênci­as e se utiliza preferenci­almente a avaliação formativa. A nossa legislação já prevê tudo isso há já algum tempo. O problema é pôr isso em prática de forma integral e integrada. Mas isso constitui o mote para a minha próxima reflexão - a escola que precisamos em Cabo Verde.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde