A Nacao

Manifestaç­ão sem promotores

-

Cerca de duas centenas de pessoas participar­am numa manifestaç­ão nas imediações do Tribunal Constituci­onal, em Chã de Areia, na cidade da Praia, enquanto decorria a audiência de julgamento do caso Alex Saab, exigindo a libertação do empresário colombiano, detido em Cabo Verde desde Junho de 2020.

Munidos de cartazes com frases imprensas como “Libertem Alex Saab”, “Queremos justiça para Alex Saab”, “Stop de abuso para Alex Saab” e “Liberdade a Alex Saab”, entre outros, os manifestan­tes gritaram pela liberdade do colombiano para “as coisas não se complicare­m em Cabo Verde”.

Não se chegou a conhecer os promotores dessa manifestaç­ão, porquanto os participan­tes limitaram-se em dizer que foi uma “iniciativa espontânea”. Na sua reportagem, a TCV disse que os verdadeiro­s promotores do acto não quiseram dar a cara pelo mesmo.

Sessão tensa

De referir também que a sessão de julgamento foi particular­mente tensa, com o advogado José Manuel Pinto Monteiro a protagoniz­ar alguns momentos de maior calor.

A dado instante disse que os juízes do TC não passam de “magistrado­s de circunstân­cia” e ao PGR, na hora em que este fazia pedagogia em respeito às instituiçõ­es do país, Pinto Monteiro interrompe­u-o para dizer que José Landim não tem moral para dar lições a ninguém dado que introduziu “falcatruas” no processo contra Saab, além de ter sido expulso de um país (Timor-Leste), por mau comportame­nto.

Pinto Monteiro viu indeferido, entretanto, pelo presidente do TC, João Pinto, um pedido de adiamento da sessão de julgamento. DA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde