A Nacao

Segurança está garantida, mas falta água, vias de acesso, iluminação pública, entre outros

-

Para além das questões de terreno e inseguranç­a habitacion­al, o Bairro da Polícia, na Achada São Filipe, enfrenta problemas comuns dos bairros nascidos de forma desordenad­a ou espontânea: acessibili­dade, falta de água, iluminação pública, rede de esgotos, entre outros.

“Um grande passo que conseguimo­s até agora foi legalizar a energia eléctrica, alguns com contratos e outros com o pré-pago. No entanto, faltam-nos ainda a iluminação pública, a água canalizada, falta resolver também a questão da estrada, sobretudo, porque nestes dias em que as primeiras chuvas já caíram, a estrada de terra batida, na subida que dá acesso à Achada São Filipe, ficou bem pior”, enumerou a nossa fonte.

A mesma realça que, em termos de segurança, hoje em dia já não se queixam como no passado. Isto porque, como diz também, “os bandidos sabem que muitos policiais moram aqui, o risco de serem apanhados e ‘chobrados’ é grande. Portanto, todos acabamos por beneficiar do facto de aqui ser o Bairro da Polícia”.

Antes, “os assaltos aconteciam em plena luz do dia. Roubavam até os animais, não saíamos à noite, com receio de sermos roubados ou incomodado­s. Hoje é diferente; com a presença constante das autoridade­s que moram aqui, passamos a gozar de alguma segurança, até os vizinhos procuram relacionar-se bem entre si”.

Apesar de estar hoje realizada com casa própria, esta munícipe, oriunda de um outro bairro da Praia, confessa que, se conseguir algum financiame­nto para construir num lugar mais seguro e com menos riscos, não pensaria duas vezes.

“Enquanto não melhorar de vida, mesmo que quisesse não poderia sair daqui. Mas, se conseguir, não pensaria duas vezes, por mais segurança e menos preocupaçã­o”, terminou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde