A Nacao

Cabo Verde surpreende Angola

- Carlos Alves

A Selecção Nacional entrou com o pé direito e surpreende­u a poderosa turma angolana, uma das favoritas a vencer o torneio, por 77-71 após prolongame­nto, no primeiro jogo do grupo. Uma vitória histórica sobre aquela que é considerad­a uma das maores potências do basquetebo­l em África.

Os angolanos estivarem a liderar a partida por doze pontos, mas Cabo Verde conseguiu recuperar e empatar por 66-66 e levar o jogo para prolongame­nto.

No tempo extra, o combinado nacional, liderado pelo técnico Mané Trovoada, foi mais consistent­e e eficaz e fechou a partida com cinco pontos de vantagem sobre os “Palancas Negras”, 77-71.

O poste Walter Tavares, que jogou pela última vez com as cores nacionais no AfroBasket 2013, revelou-se fundamenta­l para Cabo Verde ao somar 20 pontos, 18 ressaltos e seis bloqueios. Jeff Xavier, Fidel Mendonça e os irmãos Ivan e Joel

Almeida, todos marcaram dez pontos ou mais cada um.

Momento da noite

Ao fazer o afundanço que empatou a partida 66-66, a um minuto do tempo regulament­ar, Edy Tavares partiu a tabela. Situação insólita levou à suspensão do encontro por cerca de 20 minutos para a substituiç­ão da tabela.

Angola perdeu, mas um angolano celebrou

A equipa técnica cabo-verdiana, composta pelos assistente­s Danileson Miranda e Edmilson Abreu, é liderada pelo “coach” angolano Emanuel “Mané” Trovoada.

“É difícil descrever os meus sentimento­s porque nasci em Angola, mas a minha experiênci­a no AfroBasket diz que o mais importante não é como se começa o torneio, mas como o termina. Mas estou feliz por termos feito história e estou feliz pelos meus jogadores”, disse o treinador principal de Cabo Verde.

Recorde-se que a selecção nacional fez a sua preparação entre o Tarrafal de Santiago e a cidade da Praia sem fazer nenhum jogo amigável como outras selecções com vista ao campeonato africano. Ainda assim, a vitória inédita, por isso histórica, sobre Angola, foi uma grande declaração das intenções de Cabo Verde neste Afrobasket.

Com a vitória, a selecção cabo-verdiana divide a liderança do Grupo A ao lado do anfitrião, o Ruanda que bateu a R.D. Congo, por 82 a 68 no jogo de abertura do torneio.

Qualificaç­ão a um passo

O próximo jogo do combinado nacional é já às 12h00 desta quinta-feira, 26, frente aos congoleses, enquanto Angola defronta o Ruanda. Em caso de vitória, Cabo Verde apura-se automatica­mente para a segunda fase.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde