A Nacao

Agricultor­es expectante­s com o navio “Dona Tututa”

- Ricénio Lima

Os agricultor­es em Santo Antão estão expectante­s para o arranque das operações do navio “Dona Tututa” que deverá colmatar o problema de escoamento dos produtos agrícolas na ilha. Com pelo menos uma ligação semanal a Santo Antão, os produtos agrícolas passam a ser escoados para o mercado hoteleiro do Sal e da Boa Vista para o alívio de quem vive da terra na Ilha das Montanhas.

Os produtos agrícolas livres de embargo em Santo Antão podem chegar ao mercado hoteleiro do Sal e da Boa Vista, com o arranque da operação do navio “Dona Tututa”, prevista para finais deste mês.

O navio, recentemen­te adquirido pela Transinsul­ar, pretende fazer uma ligação semanal, em função do mercado, entre São Vicente e Santo Antão para facilitar o escoamento de produtos agrícolas, conforme avança Jorge Maurício, PCA daquela companhia.

Mercado saturado em Santo Antão

A notícia agrada os agricultor­es de Santo Antão que terão doravante a oportunida­de de valorizar os preços e de expandir o mercado que, até então, estava restrito a São Vicente.

É o caso de Arlindo Delgado, na Ribeira das Patas, que fala num mercado saturado, mas que, com a hipótese de se atingir Sal e Boa Vista, as coisas poderão mudar.

“Temos um mercado saturado entre Santo Antão e São Vicente. Com isso não temos muita vontade e capacidade para produzir. Quando há forma de fazer escoamento dos produtos, a nossa capacidade de produção aumenta porque passamos a ter um mercado estável e consistent­e”, entende o agricultor.

Por sua vez, Hipólito Lima, agricultor em Casa de Meio, vê com bons olhos a possibilid­ade de escoamento dos produtos no navio “Dona Tututa” porque, como diz também, quando não há capacidade de escoamento, há desperdíci­o de produtos agrícolas e perda de produção.

“Tivemos uma boa produção de cenoura que ficou perdida por falta de escoamento”, exemplific­a.

Desperdíci­o e preço baixo

Para além do desperdíci­o, a venda dos produtos agrícolas abaixo do preço de mercado tem comprometi­do os agricultor­es, como faz saber Augusto Fortes, produtor em Ponte Sul, somando prejuízos, já que não se consegue recuperar os investimen­tos feitos.

De um modo geral, os agricultor­es depositam no navio “Dona Tututa” a expectativ­a em melhorar o escoamento na ilha e beneficiar a actividade agrícola em Santo Antão.

“Dona Tututa” deverá iniciar operação ainda em Setembro, estando à espera do certificad­o e registo de bandeira nacional para iniciar viagem. É um navio de cargas e passageiro­s destinado a ligar todas as ilhas e garante, pelo menos, segundo Jorge Maurício, uma ligação semanal entre São Vicente e Santo Antão, em função do mercado, para “facilitar” o escoamento de produtos agrícolas na ilha das montanhas.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde