A Nacao

Contrato em inglês com Loftleidir levanta dúvidas quanto ao seu valor jurídico

-

O facto de não haver uma cópia do contrato em português, língua oficial do Estado da República de Cabo Verde, no entender de alguns juristas, levanta sérios problemas quanto ao valor jurídico desse documento, pelo menos, a nível dos tribunais do país.

Este aspecto é comentado pelo líder parlamenta­r do PAICV, João Baptista Pereira, que na segunda-feira, ao posicionar-se sobre o assunto, estranhou que contrato rubricado pelo Governo e enviado ao Parlamento esteja redigido em inglês, “quando se sabe que, em Cabo Verde, de acordo com o artigo 9.º da Constituiç­ão da República, é língua oficial o Português”.

Como afirmou também, para o PAICV, entre outros aspectos, “a celebração deste Contrato, se for, exclusivam­ente, em inglês, como parece ser, viola a Constituiç­ão da República”.

Além do artigo 9.° da CRCV, o número 1 do art.° 91° do Código da Contrataçã­o Pública (Lei n. 88/VIII/2015, de 14 de Abril), exige a utilização da língua portuguesa nos procedimen­tos para a contrataçã­o pública.

Na mesma linha de raciocínio, afirma um jurista experiente, “todos os documentos do Estado cabo-verdiano são obrigatori­amente em português, da mesma forma que todos os pagamentos em contravalo­r devem ser revertidos em moeda nacional, o CVE (Escudo de Cabo Verde)”.

Assim, a título de exemplo, os acordos, tratados e convenções internacio­nais rubricados por Cabo Verde têm obrigatori­amente que ser publicados no Boletim Oficial em língua portuguesa, além da língua originária, normalment­e, inglês. Da sua validade depende a publicação em língua oficial da República de Cabo Verde.

Por isso qual a consequênc­ia do contrato entre o Estado de Cabo Verde e a Loftleidir Icelandic ter sido rubricado em inglês, sem a devida tradução em português, é um dos problemas que se coloca à luz dos tribunais em Cabo Verde. Na falta de uma versão em português há quem entenda que é muito provável que, nos tribunais de Cabo Verde, pelo menos, o contrato não tenha nenhum valor jurídico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde