A Nacao

Carlos Veiga promete ser o guardião “apartidári­o” da Constituiç­ão

-

Nesta sua terceira corrida à Presidênci­a da República, agora com alcunha de Kalu, Carlos Veiga promete ser “guardião independen­te” da Constituiç­ão da República e “promotor do diálogo que conduzirá Cabo Verde ao desenvolvi­mento”, caso for eleito a 17 de Outubro.

Carlos Veiga deu ponta pé de saída na corrida às eleições de 17 de Outubro, com o pronunciam­ento da sua vontade em ser o próximo Presidente da República no dia 4 de Março passado. E 16 de Agosto formalizou a sua candidatur­a junto do Tribunal Constituci­onal para mais esta “aventura” com o propósito de “servir o país”.

Apoiado pelo partido de que foi co-fundador, MpD, e da UCID, Carlos Veiga, que foi o primeiro chefe de Governo escolhido em eleições livres e multiparti­dárias a 13 de Janeiro de 1991, espera que esta sua terceira tentativa ter resultados diferentes de 2001 e 2006.

“Desta vez, estou a concorrer em uma situação em que o maior partido que me apoia está no poder por ter ganho as eleições legislativ­as. Para além disso, tenho mais experiênci­as e acho que posso perfeitame­nte não cometer os erros que cometia antes. Estou em melhores condições para ganhar”, afiançou em entrevista recente à TCV.

Promessas

Sob o lema “Unir para avançar”, Kalu promete defender a democracia e manter viva a Constituiç­ão, por consagrar direitos, liberdades e garantias aos cabo-verdianos, conforme discursou na apresentaç­ão pública da sua candidatur­a, no dia 5 de Setembro.

Se eleito a 17 de Outubro, este concorrent­e promete ser um PR dialogante e “um guardião da Constituiç­ão”, aquele que dará uma “atenção especial” às comunidade­s emigradas e ao sector da justiça.

Em suma, “um Chefe de Estado deve trabalhar com independên­cia e sintonia de modo a garantir a estabilida­de necessária ao desenvolvi­mento do país”.

 ?? ?? Romice Monteiro
Romice Monteiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde