A Nacao

Empresário Arnaldo Barreto projecta “Escola ABC do Ciclismo”

-

O empresário desportivo cabo-verdiano Arnaldo Barreto pretende promover e massificar prática de ciclismo em em Cabo Verde. E para isso decidiu criar a Escola ABC do Ciclismo.

Segundo Barreto, um dos objectivos da escola passa essencialm­ente por aproveitar o potencial existente para massificar a prática do ciclismo, principalm­ente entre a juventude que “tem um potencial enorme”.

O empresário conta que a ideia surgiu na sequência de uma formação de treinadore­s ‘nível 1’ da União Ciclista Internacio­nal (UCI) em que participou. Sendo que o foco agora é transmitir o conhecimen­to adquirido e impulsiona­r a uma modalidade que, a seu ver, tem ganho espaço no contexto nacional.

“Fiz o nível 1 de treinadore­s na UIC e quero implementa­r o que aprendi com as crianças, criando uma escola que proporcion­e esta oportunida­de”, assinalou Arnaldo Barreto, informando o que projecto propõe a inscrição de crianças dos seis aos 15 anos.

Entretanto, frisou, o ciclismo é uma modalidade cara, pois no arquipélag­o o preço de uma bicicleta varia entre os 20 e 30 contos, mas há outros mais caras que fogem às condições que os cabo-verdianos podem adquirir.

Numa fase inicial, indicou, devido às restrições sanitárias, o trabalho com as crianças será feito em grupos, com cinco crianças a cada uma hora de aulas, e divididas em turnos de manhã e à tarde. “É o pontapé de saída aqui na cidade da Praia, mas conforme a dinâmica iremos fazer formação de monitores para alavancar o projecto e termos mais pessoas com iniciativa­s do tipo”, disse.

C/Inforpress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde