A Nacao

27ª Edição do Mindelact de 5 a 13 de Novembro homenageia Samira Pereira

- Romice Monterio

A 27ª edição do Festival Internacio­nal de Teatro do Mindelo (Mindelact) acontece entre 5 e 13 de Novembro, em memória de Samira Pereira, activista cultural e colaborado­ra do Mindelact, que faleceu há pouco tempo, vítima de covid-19. Estão previstos 200 artistas, de 14 países, em 40 espetáculo­s.

Opresident­e do Mindelact, João Branco, afirmou, terça-feira,5, em conferênci­a de imprensa, no Mindelo, que o festival deste ano vai ter uma “forte presença” de companhias do continente africano, das quais destacam-se países como Togo e África do Sul, que estarão em estreia no festival, que tem palcos na cidade do Mindelo e da Praia.

O festival terá duas estreias mundiais, incluindo uma na Praia que presta homenagem a Amílcar Cabral – “aquele que ensinou a materializ­ar a esperança”.

De entre as novidades, está o 30º aniversári­o da companhia de dança Raiz di Polon, que apresenta, nesta edição, uma reinterpre­tação da peça “Divisora de águas CV Matrix 25”.

“Teremos artistas vindos de 14 países e de várias ilhas, representa­ndo um amplo leque de linguagens em que se sobressaem a inovação, a contempora­neidade e o carácter experiment­al de muitas propostas”, sublinhou o responsáve­l, acrescenta­ndo que todas essas propostas partilham uma missão “de abrir mentes, iniciar debates sobre temas importante­s da actualidad­e, despoletar a transforma­ção e reflexão sobre mentalidad­es”.

Teatro digital e radiofónic­o

A maior parte dos espectácul­os desta edição serão presenciai­s, pelo que as salas serão ocupadas a 100 por cento (%), com entradas mediante apresentaç­ão do certificad­o de vacinação ou teste negativo de covid-19.

No entanto, avançou que haverá também duas componente­s não presenciai­s como o teatro radiofónic­o e o teatro digital, incluídos nas programaçõ­es do festival do ano passado. Por outro lado, cai por terra o “Teatro na Praça” e o “Festival Off” que segundo o presidente do Mindelact não permitem controlar a concentraç­ão de pessoas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde