A Nacao

Transição energética no país

-

“Apesar dos investimen­tos já feitos no campo das energias renováveis, Cabo Verde ainda depende fortemente dos combustíve­is fósseis (gasóleo, gasolina, gás metano, entre outros)”, diz Marco Cruz.

Com recurso às fontes alternativ­as (vento e sol), prevê-se que em 2030 a produção de energia seja 50% renovável e em 2040 cerca de 100% seja renovável, incluindo a mobilidade eléctrica.

O dono da Prosol considera que as metas estabeleci­das pelo Governo são bastante ambiciosas, mas salienta que é importante acelerar o processo de transição energética, no que defende uma política mais forte e acertiva, sob pena de em pouco tempo o plano previsto ficar desaactual­izado.

“Há cerca de 10 anos que foi realizado um investimen­to em parques eólicos com o intuito de reforçar a energia eólica que permitiu a transição de uma taxa de penetração de 5% para 20% renovável na rede eléctrica, mas tem de haver continuida­de de investimen­to, caso contrário, o consumo de energia eléctrica vai aumentando e esse 20% vai diminuído, deixando de ter qualquer impacto”.

E, para que tal não aconteça, entende que a solução passa por resolver as questões de base e continuar a apostar em várias frentes.

“A transição energética no país envolve questões de base que devem ser resolvidas, primeirame­nte a regulação deve funcionar como deve ser, igualmente há que realizar uma campanha muito forte para diminuir as perdas de energia e apostar em várias frentes”, afirma.

“O problema é que quando estamos a falar de um país com uma taxa de 100% de penetração energia renovável na rede eléctrica, ou seja, toda a energia eléctrica fosse oriunda de energias renováveis, ainda assim, seria difícil falar num país renovável porque temos carros a utilizar combustíve­is fósseis, continuamo­s a cozinhar a gás, ainda há empresas que usam muito gasóleo para produzir”, sublinha Marco Cruz, finalizand­o que, para além de atacar em vários sectores, parte dos desafios que se colocam ao sector energético depende também do sucesso da concecioná­ria Electra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde