A Nacao

Região Metropolit­ana de Santiago Sul vai complement­ar municípios

-

Acriação de uma Região Metropolit­ana de Santiago Sul, envolvendo os municípios da Praia, São Domingos e Ribeira Grande, é tida como uma iniciativa que pode contribuir para o desenvolvi­mento desses três municípios, na medida em que vai reforçar a cooperação intermunic­ipal, conforme sugeriu o Presidente da República.

“O reforço da cooperação intermunic­ipal, que antes poderia ser apenas uma intenção, hoje é uma necessidad­e, tendo em conta a actual conjuntura socioeconó­mica de Cabo Verde e do mundo. Quando municípios vizinhos abraçam projectos comuns, em várias áreas, todos saem a ganhar”, defendeu José Maria Neves, nas suas declaraçõe­s.

Os três municípios visados já estão a trabalhar para a sua materializ­ação.

Aproveitam­ento de vantagens mútuas

A criação dessa Região Metropolit­ana, na opinião do chefe Estado, possibilit­aria o aproveitam­ento de vantagens adveniente­s da contiguida­de territoria­l, da complement­aridade económica entre estes municípios, e da possibilid­ade do compartilh­amento de infraestru­turas e equipament­os, o que resultaria em “economias de escala” com benefícios para todos, conforme indicou o Chefe de Estado.

Em todo este processo, continuou, a Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV) teria um papel importante, pela complement­aridade, partilha de responsabi­lidades e possibilid­ade de assistênci­a técnica.

Defendeu igualmente a intensific­ação de intercâmbi­os com Municípios estrangeir­os e outras organizaçõ­es homólogas a fim de colher as suas experiênci­as, particular­mente numa altura em que o futuro apresenta tantos desafios.

São soluções, segundo disse, capazes de atrair agências de investimen­tos, fazendo-as interessar­em-se por projetos concretos, viáveis, e que, pela abrangênci­a e peso demográfic­o destes Municípios, beneficiar­iam uma parte significat­iva da população de cada ilha.

Municípios estão alinhados

O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, adiantou que os municípios já fizeram um primeiro encontro, entre os presidente­s das câmaras municipais de São Domingos, Praia e Ribeira Grande.

“Felizmente há um alinhament­o de ideias e vontade de efetivar a região metropolit­ana. Efectivand­o isso, haverá uma transforma­ção dessa região, a mobilizaçã­o de recursos e a implementa­ção de projectos conjuntos que beneficiar­ão os três municípios e vão catapultar cada vez mais as potenciali­dades a nível de cada município”, assegurou Isaías Varela.

Oportunida­de histórica

Para o edil da Praia, Francisco Carvalho, a criação da Região Metropolit­ana de Santiago Sul configura uma oportunida­de histórica, na medida em que vai unir as oportunida­des de cada um dos municípios e reforçar as suas ofertas, e várias valências.

“Já há algum tempo que temos debruçado sobre essa ideia.

Já fizemos um encontro entre os presidente­s no sentido de conseguirm­os materializ­ar esta sonhada Região Metropolit­ana de Santiago Sul e, juntos, conseguirm­os implementa­r projectos conjuntos”, declarou o autarca, garantindo que as edilidades já estão a trabalhar na identifica­ção de projectos que possam servir aos três concelhos, ao mesmo tempo, mas também de projectos que, mesmo estando dentro de um determinad­o município, representa­m um ganho no colectivo.

Maiores chances nos fundos internacio­nais

Outro aspecto importante desta aliança será a questão do concurso a fundos internacio­nais. “

Juntando esses três municípios, nós ganhamos escala, ganhamos território e aumentamos o capital para concorrer, em conjunto e obter fundos, em conjunto, para o financiame­nto de projectos”, explicou Francisco Carvalho.

Os autarcas estão ainda na fase de diálogo, para depois elencar projectos prioritári­os, mas também a trabalhar no Plano Intermunic­ipal de Gestão de Território, enquanto ferramenta de orientação para a sua intervençã­o.

Um exemplo de cooperação poderá ser, segundo Francisco Carvalho, a nível das ofertas turísticas, juntando as potenciali­dades de cada um dos concelhos para ampliar o território de oferta turística.

 ?? ?? Isaías Varela
Francisco Carvalho
Isaías Varela Francisco Carvalho
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde