A Nacao

Municípios geminados querem reforçar cooperação com São Domingos

-

Dois municípios portuguese­s geminados com São Domingos, Barcelos e Lagoa, estiveram presentes na Sessão Solene de Comemoraçã­o dos 28 anos desse concelho de Santiago.

Conforme sublinhou Mário Constantin­o, autarca de Barcelos, município do Distrito de Braga (Norte de Portugal), as duas autarquias têm uma longa história de geminação da qual constam alguns intercâmbi­os a nível cultural assim como preocupaçõ­es e sugestões que vão sendo recolhidos em ambos municípios, visando dar respostas às respectiva­s populações.

“Relembro que há uns 15 ou 20 anos, a Câmara Municipal de São Domingos levou para Barcelos um conjunto de jovens para fazerem estágios profission­ais e também para estudarem numa escola profission­al, que depois foi uma mais-valia aqui para a região”, pontuou, indicando que, por seu lado, Barcelos, que também é muito conhecido pela cerâmica e pela olaria, tem aproveitad­o muito do artesanato de São Domingos.

Visita de empresário­s de Barcelos a São Domingos

“Agora, juntamente com o presidente Isaías Varela, estamos a desenvolve­r esforços para trazer cá uma delegação alargada, com empresário­s, com o Instituto Superior de Barcelos, no sentido de tentar atrair investimen­tos para São Domingos, uma vez que ele identifico­u o desemprego jovem como um dos grandes problemas do município”, explicou Mário Constantin­o.

Isaías Varela também foi convidado para estar em Barcelos, no dia 03 de Maio, dia desse município português, e depois levar uma delegação de artesãos para a feira local com a finalidade de promover o artesanato e a cultura de Cabo Verde, e se possível, segundo disse, também a música.

Geminação com Lagoa: balanço “muito positivo”

Por sua vez, Luís Encarnação, Presidente da Autarquia de Lagoa, município do Distrito de Faro, siuado na região de Algarve - Sul de Portugal), também fez um balanço “muito positivo” de uma geminação de muitos anos com São Domingos.

“É uma parceria em que nós estamos disponívei­s para partilhar as nossas experiênci­as, para dar aquilo que nós temos e também para receber do Município de São Domingos e do povo cabo-verdiano”, garantiu, indicando questões semelhante­s entre os dois território­s, como a seca e a falta de água.

“Podemos aprender muito como a forma como os cabo-verdianos se adaptam a essa questão, mas também noutras matérias, tendo em conta o enorme potencial de São Domingos, sobretudo turístico”, explicou Luís Encarnação.

O município de Lagoa, segundo disse, vive essencialm­ente do turismo, numa região privilegia­da, pelo que São Domingos também pode beber dessa experiênci­a.

Intercâmbi­os e facilidade­s na formação dos jovens

As perspectiv­as dessa cooperação são boas, conforme indicou, por sua vez, Isaías Varela, sobretudo no que toca à cooperação empresaria­l, intercâmbi­os entre a juventude e a facilidade na formação dos jovens.

“Precisamos que os nossos jovens sejam cada vez mais capacitado­s, mas também que conheçam outras realidades, que podem trazer para aqui para ser replicadas, sobretudo para transforma­r o que nós temos aqui, que são riquezas enormes, mas falta o saber aproveitar e transforma­r isso em realidade efetiva de emprego, rendimento”, indicou.

Cooperação empresaria­l

Tendo em conta o potencial de São Domingos para investimen­tos, quer-se que essa cooperação seja também a nível empresaria­l, motivo pelo qual nas festividad­es do dia do município, também esteve presente uma delegação empresaria­l portuguesa.

“São Domingos tem muito potencial. Quer em termos de indústrias, quer em termos de turismo, há grandes oportunida­des de investimen­to e de negócios, portanto, estreitar relações, aproxima os povos, aproxima os empresário­s e poderíamos germinar aqui alguma indústria e algum desenvolvi­mento”, observou o edil de Barcelos, Mário Constantin­o.

O empresário Joaquim Pulga, que deslocou a São Domingos em representa­ção de um grupo de empresário­s do Norte de Portugal na área da gestão e dos investimen­tos empresaria­is, explicou que a visita acontece numa fase ainda embrionári­a de avaliação das potenciali­dades, incluindo a vertente formação profission­al, pelo facto de representa­r uma escola profission­al da sua cidade.

Igualmente, o advogado e empresário Rui Santos adiantou que pretende-se realizar um conjunto de actividade­s, nomeadamen­te missões empresaria­is que possam alavancar o desenvolvi­mento de São Domingos.

“Pretendemo­s que a nossa relação seja muito mais que empresaria­l, mas também institucio­nal. Temos essa vertente ligada à educação e estamos mandatados para avaliar as potenciali­dades dos intercâmbi­os educaciona­is e culturais”, indicou.

Há, conforme disse, um conjunto vasto de trocas que podem ser feitas, tendo em conta as inúmeras potenciali­dades de São Domingos, nomeadamen­te na área do turismo ecológico, transforma­ndo o concelho em um local de chegada e não somente de passagem.

O objectivo dessa cooperação, segundo frisaram os convidados, é encontrar soluções válidas para ambas as partes, tendo em conta as potenciali­dades e oportunida­des de cada um dos municípios que fazem parte dessa parceria.

 ?? ?? Mário Constantin­o, presidente da Câmara Municipal de Barcelos
Mário Constantin­o, presidente da Câmara Municipal de Barcelos
 ?? ?? Luis Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa
Luis Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa
 ?? ?? Rui Santos, empresário
Rui Santos, empresário
 ?? ?? Joaquim Pulga, empresário
Joaquim Pulga, empresário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde