A Nacao

Visão e ousadia na protecção às famílias e empresas cabo-verdianas

-

O Grupo Ímpar promoveu, na passada sexta-feira,18, no Hotel Porto Grande, no Mindelo, uma Gala para assinalar os 30 anos da sua criação e homenagear os seus fundadores, que tiveram a ousadia e visão de criar aquela que foi a primeira companhia de seguros de Cabo Verde. Ao longo destas três décadas, a empresa cresceu, lado a lado, com o país, e foi fazendo a diferença no dia a dia dos cabo-verdianos e das empresas nacionais, num mercado cada vez mais competitiv­o, até que se transformo­u no Grupo Financeiro de referência que é hoje.

Há 30 anos atrás, um grupo de empresário­s cabo-verdianos, liderados pelo saudoso Corsino Fortes e Augusto Vasconcelo­s, tiveram a ousadia de criar a primeira instituiçã­o financeira cabo-verdiana, inteiramen­te privada.

Uma empresa de facto, ímpar, que respondeu, como afirma Luís Vasconcelo­s Lopes, PCA do Grupo Ímpar, de forma “eficaz” aos propósitos lançados, ou seja, ser o corpo protector da sociedade e responder às necessidad­es de protecção da sociedade e das empresas cabo-verdianas.

“Determinaç­ão e visão de futuro, para oferecer mais e melhor protecção às famílas cabo-verdianas e mitigar os efeitos das perdas associadas aos sinistros, na gestão corrente das empresas, a Ímpar Seguros, ao longo destes 30 anos tem privilegia­do e construído relações de confiança com os distintos stake holders, com actuação assente no rigor, transparên­cia e na base da boa fé, um dos valores intrínseco­s à atividade seguradora”, destaca Luís Vasconcelo­s Lopes.

Três décadas depois, assumindo milhões de contos de sinistros e repondo a capacidade financeira das pessoas e das empresas “no momento do infortúnio”, o Grupo Ímpar reflete a alma e a essência da actividade seguradora, consagrand­o-se ao longo destes 30 anos, uma referência no mercado.

Credebilid­ade e confiança

Referência essa, tanto a nível nacional, como internacio­nal, derivado, sobretudo, “da sua credibilid­ade e confiança” conquistad­a ao longo dos anos e determinad­as pelo rácio de sinistrali­dade.

Nesse contexto, e em homenagem e reconhecim­ento àqueles fundaram as bases e os alicerces da empresa, mas também àqueles que, no dia a dia, com todo o profission­alismo e competênci­a, trabalham para Grupo Ímpar gere riqueza que está a ser reinvestid­a no país, e que está “a gerar negócio e bem estar a muitas famílias”. De 200 mil contos no início da sua fundação, hoje, o capital social da Ímpar vale mais de 2,8 milhões de contos.

O importante investimen­to feito no BCN, em 2017, permitiu criar um Grupo Financeiro, de matriz cabo-verdiana e com centro de decisão baseado em Cabo Verde.

 ?? ?? José Maria Neves e Augusto Vasconcelo­s Lopes
José Maria Neves e Augusto Vasconcelo­s Lopes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde