A Nacao

Rui Semedo quer um PAICV inovador e aberto à sociedade

-

No encerramen­to do XVII Congresso que decorreu no passado fim-de-semana, na cidade da Praia, o presidente do PAICV, Rui Semedo, prometeu trabalhar para manter acesa a chama da liberdade e democracia, “num momento de grande complexida­de para o país”.

Ou seja, “um partido inovador, presente, incorporad­or dos valores da modernidad­e, aberto à sociedade e promotor de uma cultura democrátic­a, virada para um intenso diálogo nacional”.

Rui Semedo definiu também o último Congresso, como sendo “muito importante” e “um grande momento” de partilha de ideais, propostas, contribuiç­ões, sentimento­s e forças, que redundou na eleição dos órgãos nacionais, baseados “num grande equilíbrio”, listas integrador­as, quer em termos de géneros masculino/ feminino, quer em termos etários, de modo a trabalhar para a influencia­ção da política nacional.

Consideran­do que Cabo Verde vive momentos difíceis, agravados com desafios provocados pela crise e pela “política inadequada ao momento actual, com alta extraordin­ária de preços de produtos essenciais com a diminuição clara no poder de compra” e agravament­o do desemprego, o presidente do principal partido da oposição pediu a todos para combater os desperdíci­os e a inseguranç­a interna.

Vencer a crise, relançar a economia, minimizar as dificuldad­es, proteger os mais vulnerávei­s, eliminar gastos desnecessá­rios foram apontados por Rui Semedo como grandes reptos para que Cabo Verde vença a inseguranç­a alimentar e energética, pela via de logística de armazename­nto e aumento de produção nacional.

Tratamento igualitári­o a todos os cabo-verdianos para evitar o atentado à liberdade e à democracia e, a promoção do emprego, da saúde, assim como o combate às assimetria­s regionais e sociais e habitação condigna foram, igualmente, referencia­dos por Rui Semedo como políticas assertivas, que o país carece, para o bem-estar dos seus filhos.

Rui Semedo sucedeu a Janira Hopffer Almada, que colocou o cargo à disposição na sequência dos resultados das eleições legislativ­as de Abril de 2021, que ditaram a vitória do MpD. Deputado nacional do PAICV, tem sido ele, juntamente com João Baptista Pereira, a protagoniz­ar os momentos de maior embate com o Governo e a bancada do MpD. DA

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde