A Nacao

Tarrafal, 105 anos

-

O concelho do Tarrafal comemorou também no passado dia 25 de Abril os 105 anos da sua elevação a município. Durante a sessão solene, na Assembleia Municipal, o edil José dos Reis manifestou a sua intenção de continuar a trabalhar para o progresso e o desenvolvi­mento da autarquia mais ao norte da ilha de Santiago.

Na ocasião, lembrou que, em 17 meses do seu mandato, com o apoio do Governo central, a sua edilidade levou avante um vasto programa de requalific­ação urbana e ambiental, melhoria de acessos e acessibili­dades, permitindo que os jovens e as famílias das distintas localidade­s tenham acesso ao rendimento pela via do “trabalho digno”, fazendo face ao impacto da pandemia da covid-19.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu ao acto, saudou o município pelos seus 105 anos de fundação, dia também se comemora a Revolução dos Cravos, em Portugal, bem como pelo 1 de Maio, dia alusivo à libertação dos presos políticos do ex-campo de concentraç­ão.

“São de facto referência­s da história, que identifica­m este concelho com forte valor cultural de referência histórica, e também com forte potencial humano e económico. Com as famílias, os jovens empresário­s, a diáspora e as com as políticas públicas do governo e do município o futuro vai se construind­o cada vez melhor”, concretizo­u.

Por seu lado, os eleitos municipais Adelino Silva, do Movimento Independen­te Tarrafal (MIT), Moisés Silva, do Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV, partido que gere a câmara municipal), e Manuel Landim, do Movimento para a Democracia (MpD, oposição) são de opinião que o município conheceu “ganhos” ao longo dos 105 anos da sua criação em vários sectores de desenvolvi­mento, sobretudo a nível dos recursos humanos.

Entretanto, reconhecer­am que ainda há a necessidad­e de desenvolve­r as suas potenciali­dades, mormente a pesca, a pecuária, a agricultur­a e o turismo.

O município do Tarrafal foi criado a 25 de Abril de 1917, através do Decreto Lei nº 3108-B de 25 de Abril, provocando a sua desintegra­ção do Concelho de Santa Catarina que, até 1912, tinha a sua sede na vila do Tarrafal, agrupando as freguesias de Santo Amaro Abade e São Miguel Arcanjo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde