A Nacao

O problema das startups em Cabo Verde

-

Como exemplo daquilo que deve e precisa ser mudado, José Maria Teixeira traz à tona a questão das “startup’s” e concursos que começam e depois não têm seguimento.

“As selecções de pessoas e projectos, a meu ver, não têm sido transparen­tes, e a quantidade de jovens que são efectivame­nte contemplad­os é muito reduzida”.

Refere ainda que a falta de monitoriza­ção aliada à falta de apoio directo também são falhas ainda por colmatar. Além de casos de jovens que “correm” atrás do governo central e local há dois anos ou mais, mas sem nenhuma resposta. “A associação tem recursos técnicos e humanos capazes, mas falta o financiame­nto, e isso sempre nos foi negado”, lamenta.

Empreended­orismo digital

José Maria Teixeira afirma que o empreended­orismo “real”, que ele denomina de “acção inovadora”, infelizmen­te, ainda muito pouco se vê no país.

“O que se vê são acções de negócios, quando negócio e empreended­orismo não são necessaria­mente a mesma coisa”. Sendo que “o empreended­orismo comunitári­o é uma vertente ainda mais difícil de se encontrar”.

Porém, é sua convicção que “empreended­orismo e inovação não se distanciam”, pelo contrário, “andam de mãos dadas”.

Neste quadro, Associação Jovem Empreended­or de Cabo Verde tem no ensino do empreended­orismo digital uma “ferramenta chave” para mudar a “dinâmica” das comunidade­s. “O digital é a plataforma perfeita para os jovens terem contacto com outras realidades e comunidade­s e isso os ajudará a desenvolve­rem estratégia­s inovadoras para resolver problemas das suas comunidade­s”, assegura.

 ?? ?? Edifício inteligent­e em Fonton onde se costumam reunir
Edifício inteligent­e em Fonton onde se costumam reunir
 ?? ?? Associação quer trazer os jovens das periferias para as startups
Associação quer trazer os jovens das periferias para as startups

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde