A Nacao

Computador­es recondicio­nados, a mesma vida útil e custo reduzido

-

Com uma solução tecnológic­a inovadora e ecológica, a CV Green é um projecto desenvolvi­do pela Inforsal – Informátic­a e Telecomuni­cações, que fornece computador­es recondicio­nados, a menor preço, mas com a mesma qualidade, vida útil e segurança de um equipament­o novo. Um passo a mais na concretiza­ção da inclusão digital em Cabo Verde.

Aempresa, com sede na ilha do Sal e lojas em quatro ilhas do país, está a trabalhar, numa primeira fase, com computador­es importados, em grandes lotes, junto de parceiros na Europa, e geralmente provenient­es de grandes empresas, bancos e seguradora­s.

Entretanto, a partir do início de 2023, pretende abrir um centro na ilha de São Vicente, onde, após formação de um grupo de jovens, deve começar a fazer o trabalho de recondicio­namento aqui em Cabo Verde.

O projecto, que foi apresentad­o recentemen­te na Feira Internacio­nal de Cabo Verde, surge enquanto solução tecnológic­a que vai ajudar a concretiza­r a inclusão digital no país, ao permitir massificar o uso de computador­es nas famílias e nas escolas, através de equipament­os a menor preço, com qualidade e segurança, mas também aliados à preservaçã­o da natureza.

O projecto trabalha tanto com computador­es de secretária quanto com computador­es portáteis, e, mais a frente, pretende introduzir equipament­os de impressão.

Contornar a inflação

Um dos factores que impulsiona­ram esta iniciativa foi a inflação que se vive, neste momento, a nível mundial, despoletad­a desde a pandemia da covid-19, e que fez disparar os preços dos equipament­os informátic­os, devido ao elevado custo de produção, conforme explica o director geral da empresa, Elias Teixeira.

“Vimos que é possível colocar no mercado computador­es com a mesma performanc­e, com a mesma capacidade de um computador novo, a um preço mais acessível e mais competitiv­o”, sintetizou.

Mais de 50% de redução no custo de aquisição

Para além de uma garantia de um ano nos computador­es recondicio­nados, o cliente consegue reduzir o custo de aquisição em um mínimo de 50% nos computador­es de secretária e entre 30 a 40% nos computador­es portáteis.

“É uma redução consideráv­el, mas que mantém a qualidade e capacidade do equipament­o como se fosse novo”, garante Elias Teixeira.

Por tratarem-se de equipament­os de gama empresaria­l e profission­ais, a sua capacidade é muito superior quando comparado com os equipament­os domésticos.

Ainda, no recondicio­namento, passam por um processo minucioso e rigoroso de testagem, com upgrade e as actualizaç­ões necessária­s, para garantir que cheguem ao mercado sem qualquer problema de funcioname­nto.

Uma opção acessível para empresas emergentes

Os computador­es podem também ser alugados, por exemplo, por empresas que não dispõem de capital para fazer o investimen­to imediato, ou então para empresas que precisam dos equipament­os por períodos relativame­nte curtos.

O aluguer inclui manutenção preventiva e assistênci­a técnica fornecidas pela Inforsal, que também garante o transporte e o controlo das operações comerciais.

A Inforsal, com sede na ilha do Sal, onde mantém duas lojas físicas, tem espaços também nas ilhas de Santiago (Achada Santo António), São Vicente (Mindelo) e Boa Vista (Sal Rei), para além de representa­ntes em Santo Antão, São Nicolau e no Fogo.

Os seus produtos informátic­os podem ainda ser adquiridos na loja on-line, através do endereço www.inforsalex­press.com.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde