A Nacao

Ramiro Mendes condenado por fraude

-

Omúsico Ramiro Mendes e o seu filho Ammon José Mendes foram condenados, nos EUA, a três e dois anos de prisão, respectiva­mente, pelo crime de fraude ao programa americano de ajuda às empresas durante a pandemia da covid-19. A informação foi avançada pelo site Beverly Press.

Segundo a mesma fonte, Ramiro Mendes, de 61 anos, compositor e cantor muito apreciado em Cabo Verde, sobretudo na sua ilha natal, Fogo, foi condenado, a três anos e cinco meses de prisão e a pagar mais de dois milhões de dólares em restituiçã­o ao Estado Norte-americano.

Já o filho, Ammon José Mendes, de 27 anos, foi condenado a 21 meses de prisão e ao pagamento de 222, 225 mil dólares em restituiçã­o.

Pormenores do crime

Sobre os pormenores do crime cometido por esses dois cabo-verdianos, nos EUA, as autoridade­s avançaram que, de Abril a Agosto de 2020, aquele membro do Mendes Brothers planeou obter de forma fraudulent­a fundos federais de ajuda distribuíd­os por meio do Programa de Protecção, Pagamento e Empréstimo para Desastres por Lesões Económicas.

Neste caso, conforme detalham as autoridade­s, Ramiro Mendes afirmou possuir vários negócios falsos com sede em Beverly Hills, entre eles serviços imobiliári­os. As autoridade­s apontam que as empresas não existiam antes da pandemia e não tinham operações ou funcionári­os.

O músico apresentou 19 pedidos de empréstimo­s PPP e EIDL com informaçõe­s falsas e fraudulent­as sobre despesas com salários, formulário­s fiscais falsos e situação operaciona­l dos negócios, apontam os promotores.

Além do filho Ammon José Mendes, outro herdeiro de Ramiro Mendes, Mateus Mendes, de 33 anos, deve ser sentenciad­o a 10 de Janeiro. Como os outros, também já se confessou culpado.

Natural da ilha do Fogo, Ramiro Mendes e o irmão João formaram, até muito recentemen­te, a dupla Mendes Brothers, que chegou a ser uma “big band”, com elementos americanos e de outras origens. Autor de sucessos como Angola (celebrizad­o por Cesária Évora), Passadinha, entre outros, os Mendes Brothers chegaram a ter muito sucesso em Cabo Verde, Angola e Moçambique, nos anos noventa, principalm­ente. Nos últimos anos, porém, praticamen­te se deixou de ter notícias dos Mendes Brothers.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde