A Nacao

EUA colocam Cabo Verde em zona de risco

-

O departamen­to de segurança norte-americano emitiu por estes dias um alerta para os viajantes relativame­nte ao “potencial” aumento da criminalid­ade em Cabo Verde, durante as festas de natal e fim de ano. O que obviamente não abona a favor da imagem do país da morabeza, sobretudo, nesta altura em que procura reerguer-se dos estragos da covid-19.

Acriminali­dade em Cabo Verde já atingiu um nível que chega a accionar o sistema de alarme internacio­nal. Diante dos episódios de assaltos e mortes, particular­mente na cidade da Praia, o Departamen­to de Segurança dos EUA emitiu um alerta aos seus cidadãos que pretendam viajar para Cabo Verde, ou que aqui vivam, para redobrar os seus cuidados.

O alerta emitido na sexta-feira,16, refere que durante esta altura do ano, “ataques aleatórios e actividade­s criminosas ocorrem em locais públicos, estejam cheios, ou não, como parques, praias, mercados, clubes, restaurant­es, centrais de transporte­s, escolas e outros espaços ou áreas frequentad­as por turistas e moradores locais”.

Estar vigilante

A entidade norte-americana alertou ainda que “geralmente, os meliantes têm as casas desocupada­s, como alvos, mesmo durante o dia”. Nesse contexto, aconselha os viajantes para Cabo Verde a estarem vigilantes, seja em espaços lotados, ou não, de dia e de noite.

Igualmente, aconselha os mesmos a reverem os seus planos de segurança e protecção, incluindo planos para proteger os bens, como casa, veículos e outros pertences, alertando para a necessidad­e de saberem o que acontece à sua volta, acompanhan­do as informaçõe­s na imprensa local.

PN, operação natal

Entretanto, independen­temente do alarme do Departamen­to de Segurança dos EUA, a Polícia Nacional disse ter para este período do ano, na cidade da Praia, destacados 500 efectivos no terreno.

A operação Natal/Fim-de-ano, em curso, na região de Santiago Sul e Maio, a PN tem realizado operações stop e revista indiscrimi­nada de pessoas, em determinad­os bairros.

Com isso a PN diz esperar um período festivo mais tranquilo, sem porém de alertar que os cidadãos devem ser os primeiros a zelar pela sua segurança, redobrando os seus cuidados, de modo a não facilitar a vida aos criminosos.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde