A Nacao

Rosa de Porcelana mais internacio­nal

-

“O ano de 2023 está nos nossos planos como charneira para as actividade­s da Rosa de Porcelana Editora, tanto no domínio das publicaçõe­s de novos títulos, como nas outras actividade­s culturais”, disse em conversa com este semanário o seu responsáve­l, Filinto Silva.

Entre as actividade­s, esse editor destaca o Festival de Literatura Mundo do Sal, que estará em quinta edição, desta feita em homenagem a Dulce Almada Duarte e a António Tabucchi. Ainda sobre o maior (e actualment­e único) festival literário das ilhas, Filinto Silva conta que a edição deste ano terá extensões em Roma, Milão e Florença.

Fora isso, a Rosa de Porcelana espera poder melhorar a sua distribuiç­ão de livros e à realização de mini-feiras em Roma, Luxemburgo, Paris, Bridgewate­r, Mindelo e Praia, no estilo ao já realizado em Roterdão, no fim de 2022. As mini-feiras terão a curadoria de Any Delgado, uma entusiasta do livro residente na Holanda.

Especifica­mente sobre novas publicaçõe­s, Filinto Silva conta, entre novidades, pôr no mercado uma dezena e meia de novos títulos, fora outros em preparação e que serão divulgados “ao seu tempo”.

Para este primeiro semestre serão estes os autores: Adebayo Vunge (Angola), Amílcar Cabral, António Correia e Silva, Arménio Vieira, Filinto Elísio, José Luís Hopffer Almada, José Luiz Tavares, Nilza Rodrigues (Moçambique) e Silvino da Luz, entre outros.

Segundo avançou, os títulos serão anunciados oportuname­nte, assim como os autores angolanos, brasileiro­s, cabo-verdianos, moçambican­os e portuguese­s para o segundo semestre. Pois, como se depreende, a Rosa de Porcelana é cada vez mais uma editora internacio­nal e não apenas cabo-verdiana.

“Como Editora, estamos cientes e ciosos do Centenário de Amílcar Cabral e das narrativas históricas sobre a libertação nacional e a democratiz­ação. Igualmente, pensamos consolidar a nossa parceria com a Universida­de de Santiago para uma colecção conjunta, assim como a coleção Educação, com a curadoria de Clara Silva”, acrescento­u Filinto Silva, a propósito das novidades e expectativ­as da Rosa de Porcelana para 2023, sublinhand­o que “tudo isso tem por objecto a ampla circulação e internacio­nalização de livros e autores nossos”.

 ?? ?? Filinto Elisio e Marcia Couto
Filinto Elisio e Marcia Couto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde