A Nacao

Directas no MpD podem agitar o ano político

-

A nível político o grande destaque para este ano é a convenção do MpD e, consequent­emente, as eleições directas, que colocarão frente a frente o actual líder do partido e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o deputado Orlando Dias.

A Direcção Nacional MpD marcou a convenção do partido para os dias 26, 27 e 28 de Maio, onde será discutida a moção estratégic­a de orientação política.

Desde a sua fundação, o MpD realizou apenas uma eleição interna, em 2004, a que concorrera­m Ulisses Correia e Silva, Jorge Santos e Agostinho Lopes, sendo este último o vencedor desse pleito, tornando-se no terceiro líder do partido.

A NAÇÃO sabe, no entanto, que o cenário de candidatur­a única pode repetir-se, se Orlando Dias se submeter à pressão de um grupo de militantes que quer que ele desista e que negoceie internamen­te um lugar de destaque no sistema ventoinha.

Contudo, de acordo com uma fonte bem posicionad­a, Orlando Dias “não vai desistir”, mas poderá abandonar o partido caso venha a considerar que o processo eleitoral interno esteja viciado, como admitiu diversas vezes.

De acordo com várias fontes ligadas ao MpD, regista-se, neste momento, “descontent­amento” interno no partido, porém, preferem manter o status quo, cerrando fileiras para manter UCS na presidênci­a dos ventoinhas, numa perspectiv­a de manutenção do poder.

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016, foi eleito presidente pela primeira vez em 2013, tendo sido reeleito em 2017 e 2020, sempre em eleições em que foi candidato único.

Até aqui conta com coadjuvant­es os vices-presidente­s do MpD Fernando Elísio Freire e Olavo Correia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde