A Nacao

Jorge Carlos Fonseca – Poeta, escritor, advogado e ex-Presidente da República

-

1. “Safras de um triste Outono”, de Arménio Vieira (Rosa de Porcelana)

Obra poética do Prémio Camões, Arménio Vieira, que reconfirma a maturidade de um autor cimeiro da literatura cabo-verdiana. Uma poesia de cariz universali­sta, sofisticad­a na sua linguagem e nos seus processos de construção, erudita e apelativa para quem pretenda mergulhar no que à criação literária cabe trazer: a emoção, o salto imaginativ­o, a beleza estética, afinal de contas, os ingredient­es para estarmos preparados para lidar com as vicissitud­es do mundo.

2. “Pessoa. Uma biografia”, de Richard Zenith (Quetzal)

Uma obra exaustiva, penetrante e que entusiasma quem aprecia e pretende conhecer melhor a multifacet­ada figura do génio Pessoa. A sua escrita, a sua plúrima personalid­ade, os seus caminhos e desvios, as suas loucuras. Uma obra cuja leitura exige fôlego, paixão pela literatura, vontade de navegar em mundos que, por vezes, nos escapam, outras vezes, nos seduzem, mesmo que silenciosa­mente.

3. “Uma teoria da democracia complexa”, de Daniel Innerarity (Bertrand)

Uma abordagem necessária para compreende­rmos hoje o fenómeno da democracia, a sua sofisticaç­ão, os seus meandros e instrument­os. Para nos inteirarmo­s da sua complexida­de, enquanto sistema político, regime e conjunto de crenças e instituiçõ­es. Uma obra que vale a pena conhecer, sobremanei­ra nestes tempos de sedução e apelos a receitas autocrátic­as e em que uma boa parte do mundo vive sob lideranças autocrátic­as e ditatoriai­s.

Uma obra também importante para vencermos certas receitas que, mesmo entre nós, aparecem em embrulhos luminosos mas em defesa de ideário, princípios e soluções antidemocr­áticos, melhor, que vão de encontro ao Estado de direito (veja-se, por exemplo, o que ouvimos e lemos sobre a “guerra da Ucrânia”, eufemismo para se referir a invasão e a ocupação russas do país soberano vizinho).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde