A Nacao

Nuno Andrade Ferreira – Jornalista

-

1. “A Geração da Utopia” de Pepetela (Dom Quixote)

A Geração da Utopia é um livro editado originalme­nte há mais de duas décadas, que tem conhecido sucessivas reedições e que me chegou às mãos no ano passado. Pepetela está na minha lista de escritores de língua portuguesa de eleição. Em A Geração da Utopia percorrem-se os caminhos da luta de libertação de Angola, desde as primeiras movimentaç­ões políticas e militares ao pós-independên­cia. É um retrato muito próprio, com muita paixão, mas também grande sentido crítico. É um livro de sonhos, ilusões e desilusões.

2. “Silêncio” de Susan Cain (Temas e Debates, 2022)

O livro de Susan Cain foi uma boa surpresa nos últimos dias de 2022, ano em que foi reeditado pela Temas e Debates (edição original de 2012). Comprei-o por acaso (e confesso que sem nele depositar grandes esperanças), levado por uma frase na capa: “o poder dos introverti­dos num mundo que não para de falar”. A verdade é que foi uma leitura muito agradável sobre a importânci­a do silêncio e dessa coisa tão rara que é o ‘saber ouvir’, num tempo em que toda a gente tem [sempre] alguma coisa a dizer.

3. “What is Freedom?” de Toby Buckle (Oxford University Press, 2021)

Conheci Toby Buckle através do seu Political Philosophy Podcast, que está na origem do livro. What is Freedom? reúne um conjunto de entrevista­s a ativistas, filósofos e historiado­res, à procura das multiplas dimensões (e reinterpre­tações) do conceito de liberdade. Mesmo quando faz incursões na história e na memória, a obra mantém a sua enorme atualidade. Pensar a liberdade é um exercício sempre oportuno, que ganha ainda mais relevância no atual contexto global.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde