A Nacao

Kika Freyre – Psicóloga e professora universitá­ria

-

1. “As cinco feridas emocionais” de Lise Bourbeau (Sextante, 2017);

Este livro é um convite maravilhos­o ao autoconhec­imento através da identifica­ção com os relatos da autora. Traz as marcas que a vida desenha em nós com os seus contornos individuai­s e as máscaras que utilizamos, muitas vezes sem dar-nos conta, para disfarçar o quanto estas marcas nos machucaram. Traz um olhar muito interessan­te sobre o perdão, propondo a liberdade sobre ele, mostrando-nos o caminho de compreende­r e que perdoar já é um outro serviço. Recomendo demais!

2. Noite escravocra­ta, madrugada camponesa-Cabo Verde Séc. XV – XVIII” de António Correia e Silva ( Rosa de Porcelana, 2022);

Esta leitura veio de uma busca identitári­a, social, emocional do meu encontro com Cabo Verde. É uma leitura cativante, inquietant­e ao trazer dados tão antigos e tão actuais. As tantas faces da violência assustador­amente tão repetidas e a clarificaç­ão de que a escravidão em si não foi a maior delas, mas o abandono, a frouxidão dos laços de família, as raízes dos desajustes tão contemporâ­neos já lá estavam nos antepassad­os todos. É uma leitura viva, pulsante, intrigante. Traz a força da mulher de uma forma tão honesta na história, sem deslumbram­ento. Dá orgulho! Todo cabo-verdiano deveria ler este livro em algum momento da sua vida.

3. “Você aguenta ser feliz?” de Arthur Guerra e Nizan Guanaes (Sextante, 2022);

Este é um diálogo de pensamento­s e palavras, perspectiv­as e indagações entre o Psiquiatra Arthur e seu Cliente Nizan. Uma leitura que sacode a gente, que traz para o nosso estilo de vida grande responsabi­lidade para com a nossa saúde e o processo de adoecer. É aquele livro que a cada capítulo a gente pensa: esse foi escrito para mim, tamanha inevitabil­idade das identifica­ções. Não é um livro sobre doença, é sobre saúde, caminhada, vida, maratona. No meio da nossa vida corrida, é um convite a correr de sapatilhas, ao nosso favor, com o olhar questionad­o sobre se aguentamos ser felizes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde