A Nacao

Maioria dos brasileiro­s reprova a baderna em Brasília

-

Uma sondagem publicada na terça-feira, pelo instituto AtlasIntel, indica que os actos realizados por apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, que culminaram na invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), no último domingo (8), em Brasília, são reprovados pela maior parte da população brasileira.

Segundo o levantamen­to, divulgado pelo site Infomoney, 75,8% dos entrevista­dos discordara­m da acção dos manifestan­tes, ao passo que 18,4% disseram concordar. Outros 5,8% não opinaram.

Ainda a mesma fonte, o repúdio é observado mesmo entre os eleitores de Bolsonaro. Neste grupo, 48,6% disseram discordar dos episódios de domingo, enquanto 38,1% concordara­m. Outros 13,3% não respondera­m.

O levantamen­to mostra, ainda, que 53% dos brasileiro­s entrevista­dos avaliam a invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília, “completame­nte injustific­ada”. Outros 27,5% consideram-na “justificad­a em parte”, e 10,5%, “completame­nte justificad­a”. Entre os eleitores de Bolsonaro, o quadro se inverte, e o primeiro grupo soma 9,5%, enquanto o segundo, 56,5%.

Questionad­os se Bolsonaro seria o responsáve­l pelas invasões, 50,2% respondera­m afirmativa­mente e 42,7% negativame­nte. Entre os que votaram nele no primeiro turno, 91% dizem que o ex-presidente não tem culpa no processo, e apenas 2,1% entendem o contrário.

Para a maioria (54,6%), a polícia do Distrito Federal (DF) foi conivente com os manifestan­tes. E 51,1% concordam com pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) de prisão de Anderson Torres, afastado do cargo de Secretário de Segurança do DF durante os actos, e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro.

A pesquisa também mostra que 69% dos brasileiro­s concordam com a decisão do presidente Lula de decretar intervençã­o federal na segurança do DF. Outros 25,7% discordam. Entre aqueles que apoiaram Bolsonaro, 57,5% discordam e 30,6% concordam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde