A Nacao

O “TOP 5” dos livros mais vendidos em 2022

- Romice Monteiro

Pelas indicações das principais livrarias, a nível nacional, incluindo a Biblioteca Nacional (Praia) e Semente (Mindelo), as obras mais vendidas em 2022 foram “O Caboverdia­no em 45 lições” de Manuel Veiga, “Um Corpo Que Se Recusa a Morrer” de José Vicente Lopes, “Noite Escravocra­ta, Madrugada Camponesa” de António Correia e Silva... Germano Almeida e Manuel Brito Semedo estão também na lista dos autores “mais procurados”...

Oano transato foi, sem dúvida, rico em termos de produções de livros, com o realce para o campo da investigaç­ão histórica, além dos géneros habituais, como poesia e ficção. Numa ronda do A NAÇÃO pelas principais livrarias, sobretudo na cidade da Praia, conseguimo­s fazer o “TOP 5” dos livros mais vendidos em Cabo Verde (ver xxx).

Biblioteca Nacional

Na Biblioteca Nacional, as obras que tiveram mais saídas em 2022 foram os cinco últimos clássicos reeditados pela casa. Segundo a curadora da BN, Matilde Santos, “Chiquinho” de Baltasar Lopes, “Chuva Braba” de Manuel Lopes, “Contra mar e Vento” de Henrique Teixeira de Sousa, “Famintos” de Luís Romano e “Flagelados do Vento Leste” de Manuel Lopes, respectiva­mente, foram os títulos mais vendidos na BNCV, na Praia e no Mindelo.

Fora este conjunto de clássicos reeditados dentro do Plano Nacional de Leituras do Ministério da Cultura e da BN, Matilde Santos diz que “Cabo Verde – Um corpo que se recusa a morrer”, livro de José Vicente Lopes, foi um dos mais procurados, assim como “O Caboverdia­no em 45 lições” de Manuel Veiga.

Na literatura estrangeir­a, a curadora destacou os livros infantis como os mais procurados. Aqui o “TOP 5” é liderado pela colecção “Diário de um Banana” de Jeff Kenney e segue: “O Principezi­nho” de Antoine de Saint Exupéry, “Princesas Secretas” de Rosie Banks, “O Diário de Anne Frank” e “Os Maias” de Eça de Queirós.

Livraria Arnaldo França

Na livraria Arnaldo França, na Achada Santo António, Praia, Germano Almeida foi o autor mais vendido em 2022. Além das obras deste Prémio Camões, “O Caboverdia­no em 45 lições” de Manuel Veiga, “A Última Lua do Homem Grande” de Mário Lúcio, “Cabo Verde – Um corpo que se recusa a morrer” de José Vicente Lopes, “Noite Escravocra­ta, Madrugada Camponesa” de António Correia e Silva, foram os mais procurados nesta livraria. Aliás, como nos foi dito, a Arnaldo França espera que as editoras procedam à renovação do estoque já que o público continua a procurar alguns desses títulos, o que por si é um bom sinal.

Uma outra obra que também merece destaque, mesmo fora do ranking dos cinco mais vendidos, é o infanto-juvenil “A Fita Cor-de Rosa”, de Odair Varela.

As obras estrangeir­as mais vendidas na Arnaldo França foram: “Inteligênc­ia Emocional”, de Daniel Goleman, os livros de Mia Couto, Isabel Allende e “O Diário de Anne Frank”.

Livraria Nhô Eugénio

Na Livraria Nhô Eugénio, também na Achada Santo António, a obra que mais vendeu em 2022 foi “Cabo Verde – Um corpo que se recusa a morrer” de José Vicente Lopes.

Estão também entre os cinco mais procurados, “Noite Escravocra­ta, Madrugada Camponesa”, de António Correia e Silva, “O Cabo-verdiano em 45 lições” de Manuel Veiga, “Amílcar Cabral: vida e morte de um revolucion­ário africano”, de Julião Sousa Soares, e “A Última Lua do Homem Grande” de Mário Lúcio Sousa.

Também de realçar que “Falucho”, o mais recente livro de Manuel Brito Semedo, teve boa saída, principalm­ente, nos finais de 2022 e continua na mesma senda neste início de 2023.

A nível dos autores estrangeir­os, teve maior saída na Nhô Eugénio “O segredo” de Rhonda Byrne, “Mulheres Inteligent­es, Relações saudáveis”, de Augusto Cury, “O Mundo a Descobrir Cabo Verde” de David Santos, a trilogia de Arturo Pereira e “Mayombe” de Pepetela.

Livraria Pedro Cardoso

Já na a Livraria Pedro Cardoso, na Fazenda, os cinco “mais vendidos” em 2022 foram: “A ‘Democracia’ Nacional Revolucion­ária - O projecto totalitári­o do PAIGC/PAICV - Cabo Verde 1975-1990”, de José Tomaz Wahnon C. Veiga; “Direito Municipal Cabo-verdiano”, de Mário Silva; Código Penal e Código de Processo Penal - Organizaçã­o e Introdução de Simão Monteiro; Livros Código Comercial e Código das Sociedades Comerciais de Yara Miranda; e “O Cabo-verdiano em 45 lições” de Manuel Veiga.

Os títulos de autores estran

geiros que tiveram maior saída no ano transato foram: “A arte da Guerra” de Sun Tzu, “Pense e enriqueça” de Napoleon Hill, “O Príncipe” de Maquiavel, “O Gestor Eficaz” de Peter Drucker e “O Segredo” de Rhonda Byrne.

Livraria Semente

Em São Vicente, na Livraria Semente, as cinco obras mais adquiridas relativas a Cabo Verde em 2022 foram: “Cesária Évora” de Elżbieta Sieradzińs­ka, “Falucho” de Manuel Brito-Semedo “A Confissão e a Culpa” de Germano Almeida, “Um Corpo Que Se Recusa a Morrer” de José Vicente Lopes e “Noite Escravocra­ta, Madrugada Camponesa de António Correia e Silva.

Em termos de literatura estrangeir­a, a lista dos cinco mais vendidos é encabeçada por “A Luz Que Nos Ilumina” de Michelle Obama; “Isto Começa Aqui” de Colleen Hoover; “Gestão da Emoção” de Augusto Cury; “Amor-Próprio. Guia Prático Para mulheres” de Megan Logan e, finalmente, “Heartstopp­er” de Alice Oseman.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde