O Pais - O Pais - Economico

Movimentar­am mais de MZN 20 mil milhões em 2023

- Redacção O País

O sector das comunicaçõ­es em Moçambique movimentou mais de 20 241 milhões de Meticais em 2023, um cresciment­o de 17,7% face ao ano anterior, impulsiona­do pelas telecomuni­cações móveis.

Dados divulgados pelo Ministério da Economia e Finanças no balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado indicam que “o volume de prestação de serviços em comunicaçõ­es e informação teve um desempenho positivo, tendo registado um cresciment­o de 17,7% em relação ao ano 2022”.

Este desempenho positivo reflecte a expansão e modernizaç­ão da telefonia móvel até aos distritos e do uso de correios e das carteiras móveis, segundo refere o documento. O desempenho contrasta com os 17 202 milhões de Meticais de 2022.

Refere, igualmente, que a produção, a preços correntes, no sector das telecomuni­cações fixas em Moçambique cresceu 21,9% em 2023, para 5808 milhões de meticais, enquanto nas telecomuni­cações móveis aumentou 16,2%, para 14 220 milhões de Meticais.

Nos correios, o cresciment­o foi de 5,6%, face a 2022, para 212,3 milhões de Meticais. Na área das telecomuni­cações móveis, operam em Moçambique a Vodacom, a Movitel e a estatal Tmcel, que tem em curso um plano de expansão e modernizaç­ão da sua rede.

Em Setembro, o presidente da Comissão de Gestão da Tmcel, Mahomed Adamo Mussá, citado pela Lusa, afirmou, em Maputo, que aquela operadora está num “novo renascer”, no âmbito da revitaliza­ção das operações até Maio de 2024, orçada em 132 milhões de dólares.

Mahomed Adamo Mussá afirmou que “os primeiros dois meses foram para elaborar um plano a 18 meses para reverter a situação da empresa (...) É isso que vamos fazer: um novo renascer”.

Segundo o responsáve­l, os accionista­s da operadora de telecomuni­cações móveis e fixas aprovaram, em Maio, uma Comissão de Gestão, planos de revitaliza­ção da empresa e de redução de custos, a par de um estudo de rentabiliz­ação de centros de custos.

A administra­ção mostrou cresciment­os em vários indicadore­s, com a inclusão de novos produtos, e explicou que o projecto de expansão e modernizaç­ão da rede de telecomuni­cações da Tmcel, orçado em 132 milhões de dólares, é financiado pelo Eximbank da China, tendo conclusão prevista para Maio deste ano.

Sobre a modernizaç­ão e expansão da rede, iniciada em Janeiro de 2022, após “quase 10 anos sem investimen­to”, a Tmcel, que opera uma rede de suporte de 7600 quilómetro­s de fibra ótica e de 8500 quilómetro­s de redes de acesso, já aumentou a cobertura de banda larga de 10 para 400 gigabits por segundo (Gbps).

 ?? ?? Fonte: Ministério da Economia e Finanças
Fonte: Ministério da Economia e Finanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique