O Pais - O Pais - Economico

Angolana dispersa capital e encaixa 6,4 milhões de dólares

-

A segunda maior petrolífer­a privada angolana, ACREP, com operações onshore, obteve um encaixe superior a 5.409 milhões de kwanzas o equivalent­e a 6.4 milhões de dólares, numa oferta pública de venda (OPV) de acções em bolsa em na qual a procura se situou a 24,04 por cento da oferta.

A Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA), que na terça-feira apresentou os resultados da OPV apurados, declarou que foram negociadas 72.121 das 300 mil acções colocadas a um preço de venda de 75 mil kwanzas por acção, segundo avança o jornal de Angola.

Com a operação, quatrocent­os e quarenta e sete investidor­es passaram a ser acionistas da companhia. A OPV considerou todas as ordens de compra iguais ao preço unitário final de oferta (de 75 mil kwanzas), em que 26 são trabalhado­res e 421 público em geral.

Uma fonte da BOVIDA, citada pelo jornal, afirmou, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, que, à luz da procura, situada abaixo, a operação “não deve ser considerad­a má”.

O resultado da procura nesta operação está distanciad­o do desempenho obtido de ofertas públicas por subscrição como a das obrigações da Sonangol em que a cobertura do rácio da oferta superou os 111 por cento, em Agosto do ano passado, ou em 1,58 vezes, no caso das acções do Banco Angolano de Investimen­to (BAI), em Junho de 2022.

O responsave­l atribuiu, parcialmen­te, os resultados ao desconheci­mento do activo, a ACREP, mas, também, ao preço das acções diante da conjuntura económica do país.

A OPV permitiu confirmar o dinamismo do mercado da bolsa e da preparação dos seus sistemas operaciona­is para oferecer soluções de financiame­nto ao mercado angolano.

 ?? ?? ACREP é uma petrolífer­a angolana
ACREP é uma petrolífer­a angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique