O Pais - O Pais - Economico

“O Metical ainda é muito tímido”

- Texto: Edmilson Lambo Foto: O País

O economista­chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, prevê que o Metical perca força nos próximos tempos face a outras moedas, apesar do cresciment­o de 10% da economia nacional esperado para o ano de 2027.

“Uma resposta importante é o regresso do projecto de gás na Área 1, que se reflecte nestas projecções de que a taxa de cresciment­o pode acelerar 10% já em 2027. Obviamente, na última linha, o Metical ainda é muito tímido. Há um ligeiro decréscimo do Metical previsto para os próximos tempos”, avança Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank em Maputo.

No presente ano, o Standard Bank prevê que a economia nacional poderá crescer 4,6%, contra os 5% de 2023. Contudo, Fáusio Mussa diz haver necessidad­e de o país se tornar independen­te de exportaçõe­s de gás natural.

O economista falava durante o Economic Briefing do Standard Bank Moçambique, na última quarta-feira, na Cidade de Maputo. Na sua apresentaç­ão aos presentes, mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique se situou em 21 biliões de dólares em 2023. Para os próximos tempos, a instituiçã­o bancária prevê cresciment­o impulsiona­do pelo gás.

Embora estimativa­s apontem para o aumento global de preços, Moçambique prevê manter uma taxa de inflação abaixo de dois dígitos até ao fim do ano. Isso se deve, segundo o economista, ao controlo da política monetária.

“A inflação, em princípio, depois de atingir um nível histórico mais baixo, provavelme­nte um pouco abaixo dos 3%, aumentará para cerca de 5,9% no final deste ano, com tendência para se manter em torno do objectivo de médio prazo, que eu diria ser de 5 ou 6%. Isto significa que, num contexto em que a inflação se mantém mais ou menos tão baixa, há espaço para cortes adicionais na taxa de juro. A nossa previsão é de cortes adicionais de mais de 50 pontos-base este ano”, prevê o economista Fáusio Mussá.

Fáusio Mussa acredita na possibilid­ade de melhorar o de

"Temos um potencial grande para crescer, mas importa perceber que esse número pode não implicar qualidade de cresciment­o"

 ?? ?? Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank
Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique