O Pais

Serviços de registam enchentes na Cidade de Maputo

- Cresce procura por bilhete de identidade Texto: Regina Ernesto Foto: O País

Há registo de enchentes nas direcções de Identi cação Civil, com uma maior procura por parte dos utentes que procuram por documentos de identidade. Apesar das enchentes que caracteriz­am alguns postos de tratamento de BI, cédulas e certidões de nascimento, o Serviço de Identi cação Civil diz ter havido mais procura, nos primeiros dias de 2023, em relação a este ano.

O ano de 2024 já começou. Na Cidade de Maputo,corre-se, ou melhor, pára-se em las para garantir que a documentaç­ão esteja em dia.

A procura por Bilhetes de identidade (BI) criou cenários de enchentes de pessoas, em alguns postos da urbe. Em certos casos, a urgência é maior, como no caso de Agostinho Mulhanga, mineiro há mais de 10 anos na África do Sul, que, de férias, procurava renovar o seu BI.

“Preciso deste documento para efeitos de trabalho, tenho de apresentá-lo no trabalho entre os dias 10 e 12”, disse.

Outros, já com documento na mão, começavam a pensar em organizar a vida pro ssional, académica e não só.

“Quero o BI para uso pessoal, para o caso da inscrição na faculdade”, disse Nordino Simbine.

Apesar da fotogra a, se comparado com o ano passado, houve menos procura nos primeiros dias de 2024.

“Atendemos a mais ou mesmo três mil a três mil e quinhentas pessoas por dia. Comparativ­amente ao ano passado, houve mais procura em 2023. houve melhorias ao nível da organizaçã­o, as pessoas já fazem pré-marcação”, explicou Justino Diogo, porta-voz do Serviço Provincial de Identi - cação da Cidade de Maputo.

Houve também a uência para tratar cédulas, certidões de nascimento e assentos. A primeira convocatór­ia registou muita procura esta quinta-feira.

Quanto aos passaporte­s, algumas pessoas não puderam tratar o documento por desconheci­mento do processo de agendament­o prévio ou pré-marcação.

“Alguns cidadãos pretendem agendar de hoje para amanhã, o que não é possível. O agendament­o deve ser feito com pelo menos um mês de antecedênc­ia, por isso apelamos a todos os cidadãos para veri carem os prazos de validade do seu documento para poderem fazer um agendament­o antecipado”, disse Felizardo Jamaca, porta-voz do SENAMI na Cidade de Maputo.

Janeiro é um mês de matrículas, inscrições em universida­des, escolas e não só, pelo que tende a ser maior a procura por estes documentos

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique