O Pais

incrementa­dos em 40%

- Texto: Redacção/caf Fotos: CAF Vencedor do CAN deste ano tera 40% a mais do premio do que o Senegal

A Confederaç­ão Africana de Futebol, CAF, anunciou, esta quinta-feira, um aumento de 40% no prémio monetário para o vencedor da edição deste ano do Campeonato Africano das Nações, CAN 2023, da Costa do Mar m.

O vencedor da competição que arranca já próxima semana vai receber USD sete milhões de dólares, o equivalent­e a quase 455 milhões de Meticais.

O vice-campeão da competição vai receber, agora, USD 4.000.000 (milhões de dólares), equivalent­e a 260 milhões de Meticais. Cada um dos dois semi- nalistas que terminarem na terceira e quarta posições receberá USD 2.500.000, perto de 162.500.000 (cento e sessenta e dois milhões e quinhentos mil de Meticais) e cada uma das quatro selecções que perderem nos quartos-de- nal, USD 1.300.000, quase 84.500.000 (oitenta e quatro milhões e quinhentos mil) Meticais.

O Presidente da CAF, Patrice Motsepe, falou deste incremento da Confederaç­ão Africana de Futebol, tendo dito que “a CAF fez progressos signi cativos nos últimos dois anos no aumento do prémio em dinheiro do CAN e de todas as suas outras competiçõe­s importante­s. Aumentamos o prémio em dinheiro do vencedor do CAN para USD 7.000.000, o que representa um aumento de 40% em relação ao prémio em dinheiro anterior da prova”.

Patrice Motsepe mostrou-se con ante que uma parte do prémio monetário vai contribuir para o desenvolvi­mento do futebol e também “bene ciará todas as partes interessad­as do futebol, bem como ajudará as nossas federações-membro nas suas administra­ções”.

Na edição passada, nos Camarões, o Senegal, vencedor da prova, recebeu como prémio monetário o valor de cinco milhões de dólares, equivalent­es a 325 milhões de Meticais, enquanto o Egipto, nalista vencido, recebeu 2,75 milhões de dólares, perto de 178.750.000 (cento e setenta e oito milhões e setecentos e cinquenta mil) Meticais, naquele que tinha sido um incremento de 10% em relação à prova que decorreu em 2019.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique