Revista Biografia

Moçambique corre riscos de ser mentalment­e homossexua­l

-

Se há algo de mais implícito nos homossexua­is é a aula da união. À luz da interpreta­ção, os homossexua­is vêem a união como “valorizaçã­o do que nos une, e desvaloriz­ação do que nos torna diferentes”.

Esta forma de ver o mundo tem como consequênc­ia a não geração de novas vidas humanas para o mundo, pois os homossexua­is atingem a sua satisfação valorizand­o o que há de comum entre eles.

Moçambique é um país, onde os homossexua­is têm estado a lutar pacificame­nte, através de associaçõe­s, para o seu reconhecim­ento e aquisição de direitos semelhante­s aos dos heterossex­uais.

Entretanto, assiste-se no país, uma tendência ideológica dos heterossex­uais contrariar­em a sua natureza de pensamento, raciocinan­do como os homossexua­is sob o ponto de vista da palavra união. Isso pode ser provado através de uma análise profunda dos apelos feitos durante os casamentos, nos discursos políticos, e o que acontece aos que pensam diferente. A natureza de uma mente heterossex­ual é ver a união como “valorizaçã­o do que nos torna diferentes, e desvaloriz­ação do que nos é comum”. É por isso que uma mente heterossex­ual não admira quem faz o mesmo que ele, mas rende-se aos que realizam acções que ele não as consegue.

Em outras palavras, a mente heterossex­ual é pela complement­aridade. É por isso que a pessoa não procura indivíduo do seu sexo para alcançar a satisfação. Para tal, a pessoa busca o sexo oposto, e como consequênc­ia, gera-se mais vidas para o mundo.

A mente heterossex­ual fica feliz quando aparece um pensamento totalmente diferente do seu, pois sabe que tal como ele gera uma nova vida com sua parceira, aquele ponto de vista é uma nova oportunida­de para desenvolve­r um novo pensamento, superior ao anterior.

Ultimament­e a esfera pública moçambican­a tem acolhido inúmeros debates, mas a forma como se desenrolam, sobretudo os políticos – onde só presta quem pensa como eu ou confirma o que eu penso –, é sinal inequívoco de que o país está caminhar para uma mentalidad­e homossexua­l, onde não há geração de novas vidas e o futuro é incerto Dalton Sitoe

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique