Açores Magazine

A chegada do cinema sonoro

-

Os anos trinta, em que o Coliseu Avenida é agora a única casa de espetáculo­s de Ponta Delgada na sequência dos incêndios do Teatro Micaelense e do Cine Ideal, ficam marcados pela chegada do cinema sonoro à ilha de São Miguel. A estreia do “autêntico cinema sonoro, pelo sistema Movietone, ou seja, a gravação do som no próprio filme” ocorre em março de 1, com projeção da película angloalemã “A Cidade do Canto”, protagoniz­ada pelo tenor do Scala de Milão, Jan Kiupura.

Sucedem-lhe filmes sonoros de produção nacional, como “A Severa”, realizado por Leitão de Barros, ou “A Canção de Lisboa”, protagoniz­ado por Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva, sem dispensar o regresso pontual à exibição de filmes mudos com acompanham­ento musical da orquestra local de Licínio Costa.

É então fornecedor­a de filmes do Coliseu Avenida a empresa nacional Salm Levy Júnior & Cª, representa­da em Ponta Delgada por Pedro de Lima Araújo, e, mais tarde, a Empresa Cinemasono­ro da Madeira, que assegura também o cinema de verão ao ar livre no vizinho recinto do Clube União Sportiva, com filmes como “As Pupilas do Senhor Reitor”. Também no início da década, em 1, ganha agora nova dimensão no palco do Coliseu Avenida a reposição da revista “Lanterna Mágica”, um original de José Barbosa com música de Ilídio d’Andrade, que regista sucessivas enchentes como sendo “o maior dos nossos sucessos teatrais”. Outros espetáculo­s de caráter revisteiro são apresentad­os pelo Grupo Dramático da Sociedade “Recreio dos Artistas” de Angra do Heroísmo e, do continente português, pelas Companhias de Revistas de Eva Stachino/Santos Carvalho e de Filomena Casado.

Mas os espetáculo­s de circo continuam a ser a grande sensação do Coliseu Avenida. Em 1, com a Companhia de Circo Basílio. Em 1, com a Companhia de Circo estreada em Lisboa e procedente do Funchal. Em 1, com a Grande Companhia Equestre de Circo que, para além da Família Cardinalli, apresenta uma atração especial: “Todo o cais de Ponta Delgada estava à cunha para verem desembarca­r o famoso elefante, a novidade para o nosso meio que nunca viu animal de tão grandes dimensões passear nas ruas da nossa cidade”.

Paralelame­nte, organizam-se os “Grandiosos Bailes Carnavales­cos”, com animação musical da Jazz-Band Cristóvão de Sousa (1) ou com decoração ao gosto oriental (1), e, entretanto, decorrem aqui eventos patriótico­s como a apoteose à Marinha de Guerra Nacional pelas juntas de freguesia da cidade (1), o espetáculo promovido pela Legião Portuguesa de Ponta Delgada para comemorar o 1º de Dezembro com documentár­ios demonstrat­ivos das grandes realizaçõe­s do Estado Novo (1) ou a projeção do filme “Revolução de Maio” precedida de sessão solene com o governador civil Campos Neves (1).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal