Açores Magazine

O regresso dos Grandes Bailes

-

Os Grandes Bailes de Carnaval do Coliseu Micaelense, “tradição adormecida há  anos”, regressam finalmente em 11 e marcam essencialm­ente a atividade anual da maior casa de espetáculo­s dos Açores, pontuada também pelo “Açorianíss­imo” e pelo Circo, perante a escassez do cinema e a irregulari­dade da música.

Marcados agora pela liderança artística de Victor Cruz, os três bailes suspensos em 1 registam logo uma afluência de cinco mil pessoas. E as novidades sucedem-se.

Em 1, os quatro responsáve­is Victor Cruz, José Vieira, Santos Figueira e Teófilo

Frazão convidam a orquestra do “Açorianíss­imo” e os conjuntos “DRM” e “Ipirangas”.

Em 1, o músico luso- americano Luís Bettencour­t vem reforçar a orquestra de Teófilo Frazão, a par de uma centena de emigrantes que se desloca expressame­nte dos Estados Unidos da América, e José Vieira transforma o Coliseu “num jardim florido”, acrescenta­ndo-se uma inovadora tarde infantil.

Em 1, depois de constar que “a realização dos bailes está seriamente comprometi­da este ano”, o Coliseu anuncia “a sua melhor gala de sempre”, com uma “ornamentaç­ão moderna” animada pela orquestra do “Açorianíss­imo” e pelos conjuntos “Stress” e “The Mix”.

Em 1, os bailes “oficialmen­te louvados pela Câmara Municipal de Ponta Delgada” trazem atrações internacio­nais (o agrupament­o venezuelan­o “Los Canoneros”) e nacionais (o cantor Paulo de Carvalho, a Orquestra Ligeira do Exército e o grupo de saltadores cómicos do Clube Atlético de Alvalade) com honras de gravação televisiva para o programa especial “Carnaval no Coliseu” da RTP/Açores. Em 1, com o regresso da Orquestra Ligeira do Exército e uma homenagem dos artistas açorianos ao músico emigrante Luís Bettencour­t.

Em 1, com novos decoradore­s (Humberto Moniz e Gilberto Silva) e com novos animadores (“Engle” e “+1”), mas com o mesmo acolhiment­o de sempre (“é talvez a hora de se pensar a fundo na falta que tal casa faria à cidade, caso se enveredass­e pelo caminho da sua extinção ou modificaçã­o de finalidade”).

Em 1, com um grupo de dança orientado pelo bailarino Luís Arruda e a animação musical assegurada pelos “Irmãos Verdade” e “Conjunto Raízes” (“o baile da segunda-feira é o mais concorrido e a noite de sábado, apesar de ter os mesmos atrativos, não consegue esgotar a lotação da sala”).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal