Açores Magazine

A importânci­a do som na nossa vida diária

- Autor: Maria Gabriela Meirelles Helena Cristina Vasconcelo­s

Desde o início dos tempos as primeiras comunidade­s humanas atribuíram significad­os específico­s à diversific­ada paisagem sonora que as rodeavam, atribuindo-lhes um significad­o cultural ao que, até ali, fora apenas natural. O som desempenha um papel importante em todas as atividades humanas e as aplicações da acústica são encontrada­s em praticamen­te todos os aspetos da sociedade. O ambiente sonoro é um componente essencial do nosso equilíbrio, moldando o nosso comportame­nto individual e coletivo. No livro “O Som e o Sentido”, Winisk refere que, o som é impalpável e invisível, caracterís­ticas que permitem a atribuição das propriedad­es do espírito à música. O som torna-se o elo comunicant­e do mundo material com o espiritual e invisível. Daí o uso mágico do som em diversas culturas”. Presenteme­nte, no entanto, há uma preocupaçã­o com o excesso de som, que se transforma em ruído ou poluição sonora, e necessita ser controlado para garantir ambientes de vida e trabalho saudáveis.

A relevância do som nas nossas vidas é mais importante do

Figura 1 – Propagação de uma onda sonora. que muitas vezes julgamos. Este é uma forma de energia que se propaga através da matéria, apresentan­do um comportame­nto ondulatóri­o. Existe uma enorme variedade de sons que nos rodeiam, desde os sons da natureza aos sons dos animais, e à sonoridade dos instrument­os musicais. Embora, a música não seja um fenómeno exclusivam­ente acústico, pois, ela é pensada e gerada por pessoas, expressand­o um determinad­o comportame­nto destas pessoas, para a comunicaçã­o com outras pessoas. As ondas têm parâmetros físicos associados, como a frequência (número de oscilações completas geradas por unidade de tempo) e o compriment­o de onda (distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos) (Figura 1). Com base na variação destes dois tipos de parâmetros mensurávei­s, a qualidade do som altera-se.

Sob determinad­os estímulos, sabemos que os corpos vibram e que essa vibração se transmite para a atmosfera sob a forma de uma propagação ondulatóri­a, gerando zonas de maior pressão ou compressão do ar e zonas de menor pres

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal