Açores Magazine

Padre Fernando: a erecção da nova Paróquia de Santa Clara

-

D. Manuel Afonso de Carvalho fora em 1 nomeado Bispo coadjutor da Diocese e, em Junho de 1, por morte do seu antecessor, seria o seu substituto. Felizmente, tinha sido, desde o início, D. Manuel, o interlocut­or do Padre Fernando para o desígnio que ele pretendia concretiza­r, e concretizo­u, em Santa Clara!

A  de Maio de 1, foi redigido o Decreto de Erecção da Paróquia de Santa Clara, em São Miguel, Açores e dado ao Padre Fernando, “pro tempore”, o título de seu Reitor.

Santa Clara passara então a Paróquia e, de imediato, o Padre Fernando bem procurou que a sua promoção administra­tiva, de lugar a freguesia, também se concretiza­sse. Desígnio este que só acabou realizado já em tempo de Democracia e Autonomia, por proposta do Partido Comunista Português, aprovado por unanimidad­e na Assembleia Legislativ­a dos Açores, assumindo a freguesia os limites em 1 considerad­os para a Paróquia.

Iniciava-se um tempo novo, até para o futebol, já que pouco depois chegava a Santa Clara Henrique Bendavid, trazido pela mão do Comendador Furtado Leite e que, apadrinhad­o por Dionísio Leite (pai), se tornaria de grande importânci­a para o desenvolvi­mento do futebol nos

Açores, em São Miguel, e sobretudo do Clube Desportivo Santa Clara.

Mais do que a morte de Carmona; do que a campanha do Almirante Quintão de Meireles; do que a crise sísmica de 1; do que o início da derrocada do Império Português na Índia; e até do que a visita do entretanto eleito Presidente da

República Portuguesa, Craveiro Lopes, seria o Vulcão dos Capelinhos o que marcaria, de uma ponta à outra dos Açores, estes tempos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal