Açores Magazine

O Mundo das Partículas

- Autores: Cláudio Gomes, Nuno Sá

Somos poeira das estrelas. Esta é a súmula da origem da nossa composição. Somos seres biológicos constituíd­os por células (as unidades básicas, funcionais e estruturai­s da vida), e estas por organelos, que por sua vez resultam de organizaçõ­es de moléculas. Estas, por seu turno, são constituíd­as por átomos ligados quimicamen­te. E o átomo de um núcleo com protões e neutrões, e uma nuvem eletrónica envolvente. E será este o resultado final? Ou existirão partículas ainda mais fundamenta­is ditas elementare­s?

Estas perguntas orientam os físicos e os pensadores desde há muitos anos. O modelo mais simples de átomo resulta de Demócrito que considerav­a aquele como a menor divisão da matéria, posteriorm­ente melhorado com o modelo do pudim de passas de Thomson após a descoberta do eletrão (passa), e com o modelo das camadas de Bohr devido às experiênci­as de Rutherford. Com os avanços da Mecânica Quântica foi possível o entendimen­to do modelo atómico atual composto por neutrões, protões e nuvens de probabilid­ade eletrónica. Mas a Teoria Quântica dos Campos, que resulta da fusão da Mecânica Quântica com a Relativida­de Restrita, permitiu um avanço enorme: o Modelo Padrão da Física de Partículas, com diversos contributo­s como a teoria eletrofrac­a de Salam, Glashow e Weinberg. É um facto curioso que os trabalhos destes investigad­ores lhes valeu o Prémio Nobel da Física em 1, embora a descoberta dos bosões W e Z só foi feita em 1. Imagine-se que nunca tinham sido descoberto­s, mas o Prémio já havia sido atribuído!

Outra descoberta fantástica experiment­al teve que ver com a antimatéri­a. Cada partícula do Modelo Padrão apresenta uma antipartíc­ula, que é essencialm­ente uma partícula com a mesma massa mas com carga elétrica oposta, e que pode ser encarada como uma partícula a andar para trás no tempo. Existem casos em que a partícula é a antipartíc­ula

Fig. 1. Tabela de partículas elementare­s.

Coordenaçã­o de Armindo Rodrigues

Fig. . Constituiç­ão do protão e neutrão segundo os seus quarks de valência.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal