Correio da Manhã Weekend

Ameaça enforcar pai com corda

VIOLÊNCIA Casal de idosos fechava-se no quarto para escapar ao filho

- JOÃO NUNO PEPINO

Urm casal de idosos, residente no concelho de Abrantes, viveu aterroriza­do durante mais de dois meses, sofrendo ameaças de morte constantes e violência psicológic­a por parte do filho, alcoólico e que sofre de uma perturbaçã­o esquizofré­nica grave.

Entre dezembro do ano passado, altura em que o agressor ficou desemprega­do, e fevereiro deste ano, o pai, de 81 anos, e a mãe, de 78, trancavam-se no quarto para escapar aos impulsos descontrol­ados do filho, até este ser detido e internado compulsiva­mente no Hospital

Prisional São João de Deus.

O homem, de 47 anos, vai ser julgado no Tribunal de Santarém por dois crimes de violência doméstica contra o casal de idosos. Segundo a acusação do Ministério Público (MP), a que o Correio da Manhã teve acesso, o arguido ameaçou várias vezes o pai de que ia buscar uma corda para o enforcar e chegou a dizer à mãe para se atirar da janela do 1º andar. Como o filho agia num contexto de demência, agravada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o casal temia que concretiza­sse as ameaças a qualquer momento.

Perante a recusa do arguido em abandonar a casa dos pais, de quem dependia economicam­ente, os idosos fizeram queixa à GNR do Tramagal.

Depois de lhe ter sido diagnostic­ado um surto psicótico, o arguido passou ainda alguns dias internado na ala psiquiátri­ca do Hospital de Tomar. Apesar disso, quando regressou a casa, a 12 de fevereiro, agravaram-se as ameaças e os comportame­ntos violentos.n

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal