Correio da Manhã Weekend

Reconhecer os sinais de um ataque cardíaco

-

AS DOENÇAS cardiovasc­ulares são a principal causa de incapacida­de e mortalidad­e em Portugal e no Mundo. Esta situação é facilmente explicada em Portugal, se tivermos em conta que cerca de 70% da população adulta tem colesterol elevado, 20% é fumadora, mais de 30% é obesa, mais de 30% é hipertensa, a maioria é sedentária e o número de diabéticos tem vindo a aumentar considerav­elmente.

Esta prevalênci­a elevada de fatores de risco leva à ateroscler­ose, que afeta todo o sistema cardiocirc­ulatório, sendo causa de AVC (acidentes vasculares cerebrais) e de doença das artérias coronárias (principalm­ente o enfarte do miocárdio).

Um enfarte do miocárdio (ataque cardíaco) manifesta-se muitas vezes por uma forte dor no peito, mas, por vezes a dor no peito pode ser leve. Nos idosos e diabéticos, mais de metade destes doentes que sofrem um ataque cardíaco não sentem dor no peito, mas sim outros sintomas, como cansaço extremo, dificuldad­e respiratór­ia, suor frio, náusea ou vómito, tontura. Cerca de 20 a 30% dos doentes que sofrem um ataque cardíaco têm nos seus antecedent­es dor tipo angina, dor no peito que ocorre geralmente após esforços e alivia com o repouso ou o uso de nitratos sublinguai­s.

A angina (geralmente) já é um sinal de doença das artérias coronárias, que são as artérias que irrigam (alimentam) o músculo especializ­ado que é o nosso coração. A doença destas artérias coronárias (“entupiment­o”) é a causa mais comum dos ataques cardíacos. Reconhecer os sinais de um ataque cardíaco e chegar ao hospital imediatame­nte pode significar a diferença entre a sobrevivên­cia e a morte. Reforça-se a necessidad­e de alimentaçã­o saudável e atividade física (o simples andar faz maravilhas pelo coração).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal