Correio da Manhã Weekend

ALMEIDA REFORÇA SONHO ROSA

LÍDER Ciclista faz 6º no contrarrel­ógio e ganha tempo aos adversário­s

- LUÍS OLIVEIRA

Jroão Almeida, natural das Caldas da Rainha e que corre pelos belgas da Deceuninck-QuickStep, dilatou ontem a vantagem para os grandes candidatos a vencer o Giro de Itália. No segundo contrarrel­ógio da prova, o jovem ciclista português ficou em sexto - a 1,31’ do vencedor, o italiano Filippo Ganna, que gastou 42. 40 minutos nos 34, 1 quilómetro­s -, mas ganhou tempo ao, agora, segundo classifica­do, Wilco Kelderman, e ao espanhol Pello Bilbao, terceiro.

A etapa de ontem era muito importante para Almeida para se perceber o seu estado de forma, mas sobretudo dos candidatos à vitória final em Milão, de hoje a oito dias. O guia não só se defendeu bem no contrarrel­ógio, entre Conegliano e Valdobbiad­ene, como ganhou preciosos segundos a Kelderman, Nibali, Majkka, Pozzovivo e Fuglsang.

A partir de agora, o português começa a causar preocupaçã­o nos rivais bem como nos diretores desportivo­s das outras equipas, porque pode, à imagem do que fez Tadej Pogacar no Tour de França, ganhar a prova italiana. Nesse sentido, a etapa de hoje, de alta montanha, pode ser a de afirmação de João Almeida como candidato à vitória final e assim fazer história no ciclismo português. A etapa de 185 quilómetro­s tem quatro contagens de montanha, sendo que a última coincide com a meta e é de primeira categoria.

Entretanto, hoje, o defesa Thomas Militão, capitão de equipa de futebol do Caldas no Campeonato de Portugal, vai entrar em campo com uma braçadeira rosa para “prestar homenagem e dar força” ao atleta João Almeida, filho da terra.n

 ??  ?? João Almeida ficou a 1, 31 minutos do vencedor da etapa, mas consolidou a liderança da geral
João Almeida ficou a 1, 31 minutos do vencedor da etapa, mas consolidou a liderança da geral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal