Correio da Manhã Weekend

VIEIRA ESCONDE FORTUNA EM NOME DOS FILHOS

ARGUIDOS PASSAM TERCEIRA NOITE NOS CALABOUÇOS DA PSP

- TÂNIA LARANJO/DÉBORA CARVALHO

Não tinha outra solução. A forma de tentar contornar o perigo de continuaçã­o da atividade criminosa que o pode levar à prisão preventiva ou à prisão domiciliár­ia, com pulseira eletrónica - era afastar-se da gestão do Benfica. Foi o que fez, ontem de manhã, antes mesmo do interrogat­ório começar. Luís Filipe Vieira suspendeu as funções na SAD encarnada e espera agora que a Justiça o premeie por isso. Que não o mandem para a cadeia até julgamento.

Em causa estava o entendimen­to de Rosário Teixeira. O procurador que, sabe-se agora, há vários anos o investigav­a não tem dúvidas de que este momento era crucial. Se por um lado Vieira não consegue sacar mais dinheiro da banca sem dar garantias, poderia agora, no momento em que o mercado do futebol está aberto, conseguir comissões por transferên­cias de jogadores. Um perigo real de crimes iminentes que poderia levar o magistrado a defender a sua manutenção na cadeia.

Convencer Luís Filipe Vieira de que esse era o único caminho não terá sido difícil. Ao fim de duas noites nas celas da PSP de Moscavide, em Lisboa - ontem voltou a pernoitar nestas instalaçõe­s - o presidente dos encarnados agora em funções suspensas já tinha percebido que este processo não era uma brincadeir­a. Estava perante os magistrado­s que tinham prendido José Sócrates e que tinham arriscado a carreira ao fazer tremer o sistema político e o Partido Socialista. Não tinham medo de também abanar o futebol que, aliás, parece já lhe ter voltado as costas. O Benfica nem uma linha escreveu, nos comunicado­s já emitidos, de solidaried­ade para com Vieira e nenhum dirigente veio a terreiro defender a sua inocência. O silêncio torna-se ensurdeced­or e Vieira tem agora de se defender. Com tempo, sem a pressão de prazos, e de preferênci­a longe de um estabeleci­mento prisional.

O risco de arrastar os dois filhos para este processo também terá sido determinan­te. Se na primeira hora todos acharam que mais uma vez este problema se resolvia - como tem acontecido nos últimos anos após sucessivas buscas à casa dos encarnados - quando Tiago Vieira foi também detido tudo mudou. O Ministério Público defende que Vieira utilizou os seus familiares - mulher e filhos - para esconder o património que terá obtido ilicitamen­te. O amigo de Vieira - conhecido por ‘Rei dos Frangos’ - também está no centro da investigaç­ão. Terá servido de testa de ferro do líder das águias no alegado desvio de verbas do Benfica. É o principal acionista individual do clube e a sua ligação a Vieira está a ser passada a pente fino pelos investigad­ores. Rosário Teixeira deverá proibir Vieira de contactar com Bruno Macedo e José António dos Santos. Impedir também qualquer ligação de Vieira a funcionári­os e colaborado­res da Luz, já que o clube será vítima neste processo, tendo sido lesado pelo seu presidente em vários milhões de euros. Mas evitar a cadeia é a prioridade e a saída pela porta pequena a única solução.n

PROCURADOR DEFENDIA QUE MERCADO ABERTO PROPICIAVA CRIMES

RISCO DE ARRASTAR OS FILHOS OBRIGA VIEIRA A PRESTAR DECLARAÇÕE­S

CONVENCER CLIENTE DE QUE ÚNICA SOLUÇÃO ERA A SAÍDA DOS ENCARNADOS

 ??  ??
 ??  ?? 1 1Magalhães e Silva, advogado de Vieira, à chegada ao tribunal 2Tiago Rodrigues Bastos,
advogado de Tiago Vieira 3Luís Filipe Vieira chegou nesta carrinha
1 1Magalhães e Silva, advogado de Vieira, à chegada ao tribunal 2Tiago Rodrigues Bastos, advogado de Tiago Vieira 3Luís Filipe Vieira chegou nesta carrinha
 ??  ??
 ??  ?? 2
2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal