Correio da Manhã Weekend

Arguidos querem mais prazo para abertura da instrução

-

O prazo para a abertura da fase de instrução do processo BES termina no início de setembro. Mas, até ao momento, nenhum dos principais arguidos, entre eles Ricardo Salgado, requereu a abertura da fase de instrução. Contestam o prazo fixado pelo juiz Carlos Alexandre e já recorreram da decisão do magistrado para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Ricardo Salgado alega que precisa, no mínimo, de mais de um ano (14 meses) para analisar o megaproces­so. Sustenta que este é um processo complexo, com milhares de documentos em papel e em formato digital. O CM sabe que processo principal já conta com 167 volumes. Há ainda dezenas de apensos.

CARLOS ALEXANDRE OU IVO ROSA VÃO APRECIAR A DEFESA DOS ARGUIDOS

A fase de instrução do processo BES será sorteada em setembro pelos dois únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC): Carlos Alexandre e Ivo Rosa. Um destes magistrado­s terá nas mãos o futuro dos 25 arguidos no processo BES. Na fase de instrução, o juiz avalia se as provas e os indícios apresentad­os pela acusação são suficiente­mente fortes para levar os arguidos a julgamento. Durante esta fase, que é facultativ­a, os arguidos podem prestar declaraçõe­s perante o juiz de instrução criminal. Para além do interrogat­ório, podem arrolar testemunha­s. O objetivo é tentar convencer o magistrado de que não devem ir a julgamento ou que não praticaram os delitos que lhes são imputáveis pelo Ministério Público.n

 ??  ?? Milhares de portuguese­s foram lesados com a queda do Banco Espírito Santo
Milhares de portuguese­s foram lesados com a queda do Banco Espírito Santo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal